Author(s): Cardoso, Maria de Fátima Pereira
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4193
Origin: Escola Superior de Educação João de Deus
Subject(s): Hiperactividade; Prática pedagógica; Professor; Ensino básico
Author(s): Cardoso, Maria de Fátima Pereira
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4193
Origin: Escola Superior de Educação João de Deus
Subject(s): Hiperactividade; Prática pedagógica; Professor; Ensino básico
Parece consensual na literatura que a Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) é das perturbações neurocomportamentais mais diagnosticadas, a que mais afecta a população em idade escolar. O desenvolvimento de comportamentos anti-sociais e relacionais com pares e professores é um risco acrescido para estas crianças, resultando em dificuldades de adaptação no contexto escolar. Neste estudo, analisamos as percepções dos professores sobre o impacto que os problemas de comportamento destas crianças causam no quotidiano escolar. O presente estudo pretende analisar uma amostra (N=100) de professores do primeiro ciclo do ensino básico, quanto ao seu conhecimento, percepções e práticas, perante tal perturbação. Para tal, o instrumento de medida mais adequado foi a construção de um questionário. Da análise dos resultados verificou-se que a maior parte da amostra já teve contacto com a PHDA (59%), mas que os seus conhecimentos são manifestamente insuficientes. A PHDA gera impacto ao nível das actividades lectivas, destacando-se particularmente o efeito dos comportamentos de hiperactividade. Nas suas práticas junto destes alunos, os professores privilegiam a utilização de estratégias educativas específicas e de organização da sala de aula. Será essencial providenciar formação aos professores, de modo a poderem incrementar uma intervenção mais exacta e que promova o sucesso escolar destas crianças.