Author(s): Esteves, Rui Manuel Batista
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4329
Origin: Escola Superior de Educação João de Deus
Subject(s): Necessidades educativas especiais; Leitura
Author(s): Esteves, Rui Manuel Batista
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4329
Origin: Escola Superior de Educação João de Deus
Subject(s): Necessidades educativas especiais; Leitura
A aquisição de uma leitura fluente é um requisito fundamental para o domínio na íntegra desta competência. Atrasos na aquisição de uma leitura fluente implicam falhas ao nível da compreensão da leitura e de todas as competências transversais a esta habilidade. A escola e os agentes educativos têm dificuldade em prestar o apoio necessário a alunos com dificuldades no domínio de uma leitura fluente. Face à necessidade de encontrar alternativas que possibilitem uma intervenção eficaz as novas tecnologias assumem um papel relevante. A discriminação visual das silabas, uma das características do Método João de Deus, constitui um facilitador potenciador da fluência da leitura. Usar os computadores, nomeadamente os processadores de texto, para aplicar esta discriminação visual das sílabas parece acelerar a fluência da leitura.