Document details

O trabalho interdisciplinar e as aprendizagens: uma intervenção numa escola básica do 1º ciclo

Author(s): Pereira, Ilda Maria Fernandes Batista

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4355

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Interdisciplinaridade; Projeto interdisciplinar; 1º ciclo do ensino básico; Trabalho de projeto; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Interdisciplinarity; Interdisciplinarity project; 1st cycle of primary education; Project work


Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Este relatório descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico, baseada numa abordagem interdisciplinar dos conteúdos curriculares e usando estratégias que implicam ativamente os alunos nos processos de ensino aprendizagem que são desenvolvidos. A abordagem interdisciplinar adotada visa superar a fragmentação do conhecimento e reconstituir a unidade do real e baseia-se em perspetivas teóricas que a legitimam no âmbito educativo, realçando-se a sua importância na construção do conhecimento pelas crianças do 1º ciclo da escolaridade básica. O tema interdisciplinar que deu forma à intervenção, “Descobrindo o Património Histórico e Cultural da Cidade de Setúbal”, possibilitou desenvolver o conhecimento e o apreço pelos valores característicos da identidade, da história e da cultura da cidade de Setúbal, motivando os alunos para as atividades propostas e permitindo-lhes experimentar vivências estimulantes. As atividades desenvolvidas no projeto, portadoras de um sentido próprio decorrente da vida local, envolveram ativamente os alunos em processos de autoconstrução do conhecimento, rompendo com hábitos de trabalho baseados na mera transmissão de conhecimentos. A intervenção pedagógica realizada e a recolha e tratamento de dados da informação necessária para a reflexão crítica sobre o seu desenvolvimento e sobre os seus resultados enquadraram-se nos procedimentos de uma estratégia de Investigação – ação. Deste projeto resultou o desenvolvimento das aprendizagens em todas as áreas disciplinares, o envolvimento dos alunos nas tarefas, a valorização do meio sociocultural dos alunos e o estreitamento das relações com as famílias.

This report describes and reflects on a pedagogical intervention on a Class of 1ST cycle of Primary Education,, Based on an interdisciplinary approach of curriculum content and using strategies that actively involve the students in the learning process. The addopted interdisciplinary approach aims to overcome the fragmentation of the knowledge and to reconstitute the unity of the reality and based in theoretical perspectives that legitimize it in the educative extent. It´s importance is highlighted in the construction of the knowledge by the children of this grade. The interdisciplinary subject that gave form to the intervention, “Discovering the Historical and Cultural Heritage of the City of Setúbal”, made possible to develop the knowledge and the regard for the characteristic values of the identity, the history and of culture of the city of Setúbal, motivating the pupils for the proposed activities and allowing them to try stimulating experiences. The activities developed in the project, bearers of an own sense resulting from the local life, wrapped actively the pupils in knowledge autoconstruction of the processes, breaking with habits of work based on the mere transmission of knowledges. The pedagogical intervention performed, the collection and treatment of data of the necessary information for the critical reflection regarding the development and the results, it can be classified as investigation – action strategy. From this project resulted the development of the learnings envolved in all the subject areas, the involvement of the pupils in the tasks, the the valorization of the sociocultural environment from the pupils and the streightening of the relations with the families.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pessoa, Ana Maria; Almeida, Fernando
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents