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Percepção dos consumidores portugueses sobre os alimentos funcionais

Author(s): Ferrão, Mariana Leonor da Conceição

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4412

Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Subject(s): Alimentos; Consumidores; Food; Consumers


Description

As tendências mundiais da alimentação dos últimos anos indicam um interesse acentuado dos consumidores em certos alimentos que, para além do valor nutritivo, aportam benefícios para as funções fisiológicas do organismo humano. Assiste-se, atualmente, a uma preocupação generalizada com um conjunto de problemas de saúde associados, principalmente, à tensão quotidiana da vida urbana. A par deste fenómeno, tem-se assistido a um aumento da oferta, variedade e qualidade dos produtos alimentares, assim como ao aperfeiçoamento de estratégias de marketing para promover tais produtos. Estas variações nos padrões de alimentação, geraram uma nova área de desenvolvimento nas ciências dos alimentos: os alimentos funcionais. Foi administrado um inquérito difundido via online aos consumidores portugueses que abordava questões relacionadas com a saúde e questões relativas a alimentos funcionais: crenças relativas aos mesmos, hábitos de consumo, critérios de escolha das diferentes marcas e pistas para a criação de novos produtos. Os resultados mostram uma população predominantemente feminina (73,8%), com 70,5% apresentando grau de escolaridade superior e média de idades de 26,8 anos. Os inquiridos demonstraram que as suas três principais preocupações de saúde são o cancro, doenças cardiovasculares e peso e que as suas três atitudes principais no que toca a manutenção da saúde são alimentação saudável, exercício físico e descanso. Quando abordados sobre questões relacionadas com os alimentos funcionais, 79% concorda plenamente que certos alimentos possuem benefícios para a saúde para além da nutrição básica, 85% concorda que estes alimentos são eficazes ou muito eficazes, 92% mostraram-se interessados ou muito interessados em aprender mais sobre estes alimentos e 14% forneceram pistas relativas à criação de novos alimentos funcionais. Relativamente a hábitos de consumo, 66% consomem semanalmente ou diariamente alimentos funcionais. O fator que mais os influencia, na escolha dos alimentos funcionais é o benefício para a saúde que lhe está associado e o que os impulsiona a escolher entre as diferentes marcas é a informação do rótulo nutricional. A partir da análise dos resultados foi possível refletir sobre o posicionamento dos diferentes alimentos e das diferentes marcas e retirar conclusões sobre o comportamento dos consumidores face a estes produtos. A compreensão das atitudes e expetativas dos consumidores face a esta temática poderá servir de base ao desenvolvimento de novos produtos funcionais e estratégias de marketing.

Introduction: Global food trends in the recent years show a strong interest of consumers in certain foods that, beyond nutritional value, provide benefits to the physiological functions of the human body. Nowadays we can assist to a general concern about a number of health problems that result mainly from the daily stress associated with the urban life. Alongside this phenomenon, it has been seen an increase in supply, variety and quality of food products, as well as improvement of marketing strategies to promote such products. These variations in feeding patterns generated a new development in the area of food and nutrition science that corresponds to functional foods. Objectives: Evaluate the perception of Portuguese consumers in relation to functional foods. Methods: We administered a survey distributed to Portuguese consumers via online who addressed issues related to overall health and issues related to functional foods: consumption habits, criteria for selection of the different brands, beliefs related to this matter and clues for the creation of new products. Results: The results show a predominantly female population (73,8%), with 70,5% having higher education level and average age of 26,8 years. Respondents demonstrated that their top three health concerns are cancer, cardiovascular and weight and their three main attitudes regarding the maintenance of health are healthy diet, physic exercise and rest. When approached of issues related to functional foods, 79% fully agree that certain foods have health benefits beyond basic nutrition, 85% agree that these foods are effective or very effective, 92% were interested or very interested in learn more about these foods and 14% provided clues concerning the creation of new functional foods. When asked about the consumption habits, 66% consume functional foods in a weekly or daily basis. The factor that most influences the choice functional foods is the health benefit associated with it and the factor that drives the consumers to choose between different brands is the nutritional information label. Conclusion: From the analysis of the results, we could reflect about the positioning of different foods and different brands and draw conclusions about the behavior of consumers of these products. Understanding the attitudes and expectations of consumers in relation to this matter may serve as a basis for developing new functional products and marketing strategies.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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