Document details

Sénior, o turista do futuro: um estudo abrangente do turista sénior português

Author(s): Rosa, Bernardo Eugénio Parracho Lopes

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4438

Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Subject(s): Sénior; Turismo; Motivações; Envelhecimento; Senior citizen; Tourism; Motivations; Aging


Description

Este trabalho centra-se no Turismo Sénior, um segmento que, apesar do seu potencial, tem merecido, até hoje, pouca atenção, tanto pela comunidade académica como por parte dos diversos sectores económicos que operam na indústria turística. Trata-se de um estudo exploratório em que se pretende investigar quem é o turísta sénior português, quais as suas características e necessidades específicas, o que o leva a viajar e qual o contributo das instituições públicas e privadas para a promoção/apoio da prática do turismo por este segmento. Na vertente teórica, procurou-se definir os conceitos básicos; caracterizar o sénior enquanto indivíduo que entra numa nova fase, em que os sinais de envelhecimento se acentuam e o tempo-livre passa a ser uma potencial ameaça; e, finalmente, investigar o que é que está a ser criado e oferecido, nacional e internacionalmente, em termos de promoção do Turismo Sénior. Neste domínio é apresentado também o projecto “Férias Sénior”, dos Serviços Sociais da Administração Pública, em que o investigador permaneceu, em ambiente de trabalho, durante um ano consecutivo, com vista a ter um contacto directo com a população em estudo e decidir a linha de investigação a tomar. É no seguimento desta experiência que surge a abordagem prática deste trabalho, pesquisando-se o turista sénior português, através da aplicação de um inquérito com o intuito de conhecer as motivações do sénior para a prática do turismo, assim como as suas preferências e comportamentos de consumo turístico, tendo sido conseguida uma amostra de 200 pessoas com 55 anos ou mais. Os resultados mais relevantes indicam que o turista senior dá preferência a viajar em Portugal, com tempo quente, principalmente na região Norte e Algarve. Prefere os circuitos culturais e paisagísticos, turismo de saúde e bem-estar, de natureza e sol e mar. As principais motivações que levam o sénior a viajar são “experimentar coisas novas/visitar lugares novos”, “visitar museus e lugares históricos”, “procurar enriquecimento intelectual”, “recuperação física e mental”, “ficar com a família” e “descansar e relaxar”.

This paper focuses on the Senior Tour, a segment that, despite its potential, has received to date, very little attention both by the academic community and by the various economic sectors operating in the tourism industry. This is an exploratory study that aims to investigate who is the senior portuguese tourist, what are their characteristics and needs, which leads him to travel and what is the contribution of public and private institutions to promote/support the practice of tourism in this segment. In the theoretical model, it’s pretended to define the basic concepts, characterize the senior as an individual who enters in a new phase, in which the signs of aging are accentuated and the free time becomes a potential threat, and, finally, investigate what is being created and offered nationally and internationally, in terms of promotion of Senior Tourism. In this field is also presented the project “Férias Sénior” (Senior Holidays), promoted by Serviços Sociais da Administração Púbica (Government Social Services), where the researcher remained in the workplace for a year, in order to have direct contact with the population under study and decide the line of investigation to take. This experience leads to the practical approach of this work, studying the portuguese senior tourists, through the application of a survey to 200 persons aged 55 or more, in order to understand the motivations of senior to the practice of tourism, as well their preferences and behaviors on tourist consumption. The most relevant results indicate that the Portuguese senior tourist prefers to travel in Portugal, with hot weather, especially in the North and Algarve. Prefers cultural and landscape circuits tourism, health and wellness, nature, and beach tourism. The main motivations that lead the senior traveling is "try new things / visiting new places", "visiting museums and historic sites", "seek intellectual enrichment", "physical and mental recovery", "to stay with the family" and "rest and relax".

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents