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Papel do branding no marketing dos destinos turísticos: o caso da Região do Oeste em Portugal

Author(s): Cândido, Tânia Sofia Gomes

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4449

Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Subject(s): Turismo; Marketing de destinos; Branding; Destino Turístico; Oeste; Stakeholders; Tourism; Destination Marketing; Touristic Destination; Portugal


Description

Com o surgimento de novos destinos turísticos e com a evolução do comportamento turístico dos próprios turistas, o estudo do branding e da imagem de destinos tem vindo a afirmar-se como um instrumento de diferenciação, contribuindo para o aumento da competitividade de destinos. Apesar de este ser um tema bem documentado na literatura, diversos autores referem que a maioria dos estudos focam-se sob o ponto de vista do turista (consumidor), descurando a necessidade da realização de estudos que procurem analisar conjuntamente as percepções dos seus actores sociais sobre o seu próprio território e as estratégias de marketing utilizadas pelo poder público para projectar uma imagem favorável do destino. Neste sentido, a presente dissertação tem como objectivo perceber de que forma os stakeholders consultados avaliam a região do Oeste em relação aos processos de gestão do destino, concretamente no que concerne ao desenvolvimento da marca (branding). A metodologia utilizada foi composta pela revisão de literatura, incluindo a revisão de literatura de referência, a qual permitiu fundamentar todos os aspectos relacionados com o tema, e a aplicação de métodos de observação adequados, nomeadamente através da criação de fontes primárias de informação (decorrentes de um inquérito por questionário junto dos stakeholders ligados ao sector do turismo). Desta forma, foi possível proceder à sistematização de um roteiro que teoricamente deverá percorrer o processo do planeamento estratégico inerente ao marketing e branding de destinos, através do qual se procurou aferir o seu cumprimento ao nível da região do Oeste. Atribuiu-se um enfoque maior no planeamento do branding do destino, na tentativa de concretizar a sua caracterização e de formular algumas recomendações que contribuam para o desenvolvimento turístico da região em apreço.

With the emergence of new tourist destinations and with the development of tourists behavior, the study of destinations branding and image has gained increasing importance as an instrument of differentiation, contributing to increase destinations competitiveness. Despite being a topic well documented in the literature, several authors have mentioned that most of the studies are focused from the tourist point of view, neglecting studies that analyze the perceptions of their social actors on their own territory and the marketing strategies used by the public power to project a favorable destination image. This dissertation aims to understand how the stakeholders consulted evaluate the Oeste region in relation to destination management and destination branding. The methodology used was composed by the literature review, guiding all aspects related to the topic; and the application of a survey among the stakeholders linked to the tourism sector. Furthermore, the dissertation also presents a development model, referring the strategic planning process inherent to the marketing and branding destinations, for its application to the Oeste region reality, in an attempt to characterize the destination branding in study, and suggest some recommendations that contribute to their development.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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