Document details

O turismo de eventos culturais em Lisboa: Santos Populares

Author(s): Rodrigues, Cláudia Sofia Miranda

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4452

Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Subject(s): Turismo; Eventos; Santos Populares; Lisboa; Tourism; Events; Popular Saints; Lisbon


Description

O turismo ganhou nos últimos anos uma relevância considerável e tornou-se um forte impulsionador da economia mundial e também da economia portuguesa, a par com outras atividades económicas importantes. O turismo é, além disso um sector que interage com outras valências – ambiente, património natural e construído, território, população e comunidade residente – acarretando tanto problemas como benefícios, sendo importante promover o equilíbrio económico, social e ambiental. A temática deste trabalho dirige-se a um segmento do turismo – Turismo de Eventos - que tem vindo a ganhar terreno e que se assume como ótimo instrumento de comunicação e interação com as populações, gera divisas, fideliza e atrai novos visitantes. Segundo a OMT, o crescimento deste tipo de turismo tornou-se mais significativo a partir de 1970, sendo promovido com interesse profissional ou cultural, através de congressos, feiras, festas, encontros culturais, entre outros. Neste contexto a Região de Lisboa possui uma combinação única de atrações que constituem uma base forte para o desenvolvimento de uma política de promoção do crescimento e desenvolvimento sustentado do sector do turismo e dos eventos em particular. Surge, assim, o interesse de estudar os Santos Populares no desenvolvimento do turismo no concelho de Lisboa e a sua importância no mapa dos eventos culturais locais. A capital tem diversos atrativos turísticos e vários eventos a decorrer ao longo do ano que satisfazem as necessidades de pessoas ou grupos sociais. As Festas de Santo António constituem nos últimos três séculos, uma permanência cultural inegável, testemunhada por moradores e visitantes. Algumas tradições e referências simbólicas, como os tronos de Santo António, as fogueiras, os Manjericos e as marchas populares permanecem inalteradas, considerados como rituais bairristas, que contribuem desde sempre para o fortalecimento dos sentimentos de pertença da comunidade.

Tourism as gained in the last years a great importance, and has become a strong driving force in the world’s economy, as well in the Portuguese economy, along with other importante activities. Tourism also interacts with many other areas – environment, natural and built heritage, territory, population and community residentes – causing problems and benefits, and it’s importante to maintain the balance between economy, the population and environment. This work’s theme is aimed at a segment of tourism – Events – wich has grown and has become a great tool for communication and interaction between the population, generates foreign income and attracts new visitors. According to the UNWTO, this type of tourism has grown and become more importante since 1970, with professional and cultural interest being shown through congresses, fairs, festivals, cultural encounters, among others. Lisbon and it’s surroundings has a unique combination of activities that makes possible the growth and development of the tourism and the events. With this in mind became very interesting to study the festivity that pays a tribute to the saints, and how it affects the development of tourism in Lisbon and local cultural events. There are many tourist attractions and various events taking place throughout the year, that makes Lisbon a very interesting city for individuals or social groups. For the past three centuries the “Festas de Santo António”, as become an importante cultural activity, both for the residentes and tourists. Most of the traditions and symbolic references remain unchanged like, the thrones of “Santo António”, the fires and the popular marches, keeping a strong interaction between the population and the tradition.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo