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MUSICTRIP: Agência de viagens online especializada em festivais de música.

Author(s): Dias, Joel Alexandre Rosa

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4455

Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Subject(s): Festivais de Música; Music Tourism; Internet; Agência de Viagens; Music Festivals; Travel Agencies


Description

A participação em festivais de música é, actualmente, uma prática crescente. Alguns dos festivais, nacionais e estrangeiros, vêem, de ano para ano, as suas edições esgotadas com diversos meses de antecedência. Um número considerável dos seus participantes provém de países estrangeiros, à procura de dias de música, lazer e aventura. Diversos autores aliam esta prática ao chamado music tourism. De facto, não raros são os festivais comunicados e vendidos como verdadeiros pacotes turísticos. Publicitados como uma forma acessível de fazer férias, os festivais possuem todos os elementos necessários para a evasão e lazer: diversão, alojamento e sol. Em mutação estão também os canais de comércio, assistindo-se a alterações no processo de compra e venda de produtos e serviços turísticos. O recurso a intermediários tem sido progressivamente substituído pela compra directa, sobretudo através de meios online e de novos conceitos como o dynamic packaging e o B2C. Este trabalho tem por fim a elaboração de um Plano de Negócios de uma agência de viagens online especializada em festivais de música. Trata-se de um modelo de negócio que pretende agregar, através de um site, diversos produtos e serviços turísticos, permitindo a todos os que desejam participar num festival de música a composição e compra do seu próprio pacote turístico. Para validar o conceito de negócio e medir a apetência do mercado nacional para um projecto desta dimensão, foi realizada uma pesquisa primária tendo por método de estudo a realização de inquéritos por questionário. Os resultados obtidos, quer no estudo de mercado quer no plano financeiro, onde indicadores fundamentais, como a VAL e a TIR, foram sempre positivos, permitem concluir que um projecto desta natureza poderá ser económica e financeiramente viável.

The participation in music festivals is nowadays a growing practice. Year by year, part of the festivals, domestic and overseas, notice sold out editions several months before. A considerable number of their participants is from abroad, looking for days of music, entertainment and adventure. Many authors connect this practice with the so-called music tourism. In fact, many festivals are communicated and sold as real vacation packages. Advertised as a different but affordable way of doing vacations, festivals have all the necessary elements for evasion and leisure: fun, sun and accommodation. Trade channels are also in mutation, perceiving changes in the process of buying and selling travel services and products. The use of intermediaries has been progressively replaced by direct purchase, mainly through online channels and new concepts as dynamic packaging and B2C. This project aims the development of a Business Plan for an online travel agency focused in music festivals. It is a business model that intends to aggregate, through a website, many travel products and services, allowing all the ones who wish to participate in a music festival to create and purchase their one vacation package. To validate this business concept and to measure the appeal of the national market for a project with this feature, a primary research was done having for methodology the realization of a survey by questionnaire. The results, both in the market research and in the financial plan, where key indicators, as NPV and IRR, were always positive, allow concluding that a project of this nature can be economically and financially viable.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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