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Cuidados paliativos pediátricos :

Author(s): Brito, Ana Margarida Santos Ferreira

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/44579

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Enfermagem pediátrica; Cuidados paliativos; Família; Emoções


Description

Desde 1990 que temos assistido a uma redução da taxa de mortalidade infantil, de 10,9% para 2,4 % correspondendo a última ao ano de 2021. Consequentemente, esta diminuição da taxa de mortalidade originou um aumento e prolongamento da sobrevivência de crianças com doença crónica complexa, sendo emergente a prestação de cuidados especializados, ou seja, o acesso a cuidados paliativos pediátricos. Na doença crónica complexa as condições clínicas, espirituais, emocionais e sociais da criança são complexas, o que causa um forte impacto emocional na família. Os períodos de hospitalização são, frequentemente, impregnados de incerteza e angústia, pelo que a intervenção do enfermeiro é fundamental visto que conduz a resultados terapêuticos significativos, permitindo a transformação positiva da experiência emocional. Neste sentido, com o intuito de dar resposta à problemática identificada emergiu como objeto de estudo o enfoque nas estratégias de enfermagem que potenciam a gestão emocional da família. A finalidade da elaboração deste relatório é descrever e analisar as aprendizagens realizadas ao longo do percurso formativo, com vista a aprofundar saberes práticos e adquirir de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este percurso formativo teve por base uma metodologia de reflexão sobre a prática e aprendizagem experiencial, desenvolvidas nos diferentes contextos de cuidados com recurso às atividades realizadas, devidamente sustentado e norteado pela Teoria do Cuidado Humano e no Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica, integrando também os princípios dos cuidados centrados na família e dos cuidados não traumáticos. Das atividades desenvolvidas destacamos, o aprofundamento de conhecimentos e mobilização de estratégias de comunicação, permitindo comunicar com clareza com a criança e família, a identificação das suas necessidades emocionais, a participação e prestação de cuidados enfatizando a dimensão emocional, a realização de uma entrevista a perito sobre o impacto emocional na família que acompanha a criança em processo paliativo, a concretização de sessões de formação em serviço sobre as estratégias de enfermagem que potenciam a gestão emocional da família da criança em processo paliativo e a elaboração de jornais de aprendizagem. Assim, o cuidado emocional assume-se como imprescindível ao cuidar em enfermagem pediátrica.

Since 1990, we have witnessed a reduction in the infant mortality rate from 10.9% to 2.4%, the latter corresponding to the year 2021. Consequently, this decrease in mortality rate has led to an increase and prolongation of survival of children with complex chronic disease, and the provision of specialized care, i.e., access to paediatric palliative care, is emerging. In complex chronic illness the child’s clinical, spiritual, emotional, and social conditions are complex, causing a strong emotional impact on the family. The periods of hospitalization are often fraught with uncertainty and anguish; thus, the nurse’s intervention is essential because it leads to significant therapeutic results, allowing for a positive transformation of the emotional experience. Therefore, to address the identified issue, the object of study emerged as a focus on the nursing strategies that promote the family’s emotional management. The purpose of this report is to describe and analyse the learning experiences acquired during the formative journey, with a view to deepening practical knowledge and acquiring common and specific skills of the Nurse Specialist in Child Health and Paediatric Nursing. This training course was based on a methodology of reflection on practice and experiential learning, developed in different care settings using the activities carried out, duly supported, and guided by the Theory of Human Care and the Emotional Work Model in Paediatric Nursing, also integrating the principles of family centred care and non-traumatic care. Among the activities developed, we highlight the deepening of knowledge and mobilization of communication strategies, allowing for a clear communication with the child and family, the identification of their emotional needs, the participation and provision of care emphasizing the emotional dimension, an expert interview on the emotional impact on the family accompanying the child in the palliative process, the implementation of in-service training sessions on the nursing strategies that enhance the emotional management of the family of the child in the palliative process and the development of learning journals. Thus, emotional care is essential to paediatric nursing care.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Diogo, Paula
Contributor(s) Repositório Comum
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