Document details

Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar

Author(s): Antunes, Célia Ferreira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4476

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Idade Pré-Escolar; Consciência Fonológica; Consciência Lexical; Consciência Silábica; Consciência Intrassilábica; Consciência Fonémica; Consciência de Acento; Preschool Age; Phonological Awareness; Lexical Awareness; Syllabic Awareness; Intrasyllabic Awareness; Phonemic Awareness; Consciousness Accent


Description

Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança, área de especialização em Terapia da Fala e Perturbações da Linguagem

A consciência fonológica consiste na capacidade de mobilizar a atenção do sujeito permitindo-lhe refletir e manipular as unidades fonológicas da língua. À medida que a criança vai desenvolvendo a habilidade fonológica, apercebe-se da natureza segmental da linguagem, tornando-se cada vez mais consciente de que a fala é composta por palavras e sílabas, e por sua vez estas são constituídas por elementos mais pequenos, os fonemas. Estudos recentes continuam a evidenciar a relevância do desenvolvimento da consciência fonológica em idade pré-escolar, bem como da sua relação com o sucesso na leitura. Nesta dissertação pretendeu-se averiguar o desenvolvimento fonológico de crianças falantes de português europeu em idade pré-escolar, nos seus diferentes níveis (silábico, intrassilábico e fonémico), bem como em outras dimensões fonológicas (consciência lexical e consciência de acento), recorrendo a um instrumento de avaliação da consciência fonológica em fase de construção. Este estudo procurou ainda averiguar a validade e fiabilidade do instrumento elaborado para o efeito. Em particular, investigou-se a capacidade do instrumento discriminar níveis de desenvolvimento de consciência fonológica, verificar a adequação das provas aplicadas nas diferentes faixas etárias e avaliar a coesão entre os itens. Foram descritos os dados obtidos com a aplicação do instrumento a 104 crianças de idade pré-escolar, entre os 3 e os 6 anos, falantes monolingues do português europeu, com desenvolvimento típico da linguagem e boa capacidade de discriminação auditiva. Estes dados foram analisados segundo o grupo etário e níveis de desenvolvimento fonológico. Os principais resultados encontrados confirmam a hipótese de que o desempenho da consciência fonológica melhora com o aumento da idade e que as provas em que as crianças apresentam maior êxito correspondem aos níveis de consciência silábica e intrassilábica; porém, o seu desempenho varia com o tipo de tarefa realizada. Verificou-se também que em idade pré-escolar as crianças são ainda pouco sensíveis à consciência de palavra e de acento. Conclui-se ainda que o instrumento é válido na avaliação da consciência fonológica e apresenta uma boa coesão entre os itens.

Abstract: Phonological awareness is the ability to prompt the attention of the subject allowing him to reflect and manipulate phonological units of the language. As the child develops the phonological awareness, she notices the segmental nature of language, becoming increasingly aware that speech is composed of words and syllables, and these in turn are composed of smaller elements, the phonemes. Recent studies continue to show the relevance of the development of phonological awareness in preschool, as well as its relationship to reading success. This dissertation aims at investigating the phonological development of european portuguese speaking children in preschool, in its different levels (syllabic, and phonemic intrasylabic) as well as in other phonological dimensions (lexical and word stress awareness), by using an instrument for the assessment of phonological awareness under construction. Therefore, it contributes for the validity and reliability study of the instrument. In particular, we investigate the ability of the instrument to discriminate levels of development of phonological awareness, checking the adequacy of the tests applied in different age groups and evaluate the consistency among the items. The sample includes 104 preschoolers aged between 3 and 6 years, monolingual speakers of european portuguese, with typical language development and good auditory discrimination ability. Analises were performed considering age group and level of phonological awareness level. The main findings confirm the hypothesis that the performance of phonological awareness improves with age and that preeschollers are more successful corresponds to levels of syllabic and intrasyllabic awareness, but their performance varies with the type of task performed. It was also found that preschool-age children are still not sensitive to speech and accent awareness. It was also concluded that the instrument is valid in the assessment of phonological awareness and presents a good cohesion between items.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Castro, Ana
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo