Author(s): Roberto, Tânia Alexandre Morais
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4486
Origin: Escola Superior de Educação João de Deus
Subject(s): Hiperactividade; Dificuldade de aprendizagem; Integração escolar
Author(s): Roberto, Tânia Alexandre Morais
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4486
Origin: Escola Superior de Educação João de Deus
Subject(s): Hiperactividade; Dificuldade de aprendizagem; Integração escolar
O presente estudo teve como objetivo investigar que estratégias poderão ser implementadas na sala de aula e fora dela, de modo a dar resposta a um aluno com PHDA. Esta temática surge devido a, cada vez mais, os professores serem confrontados com alunos com PHDA e por vezes não saberem dar as “respostas” mais corretas aos mesmos. Assumiu a forma de estudo de caso, onde foram realizados entrevistas a um aluno com PHDA e ao seu encarregado de educação, precedido de um inquérito a um grupo de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico de um colégio privado, da área metropolitana de Lisboa. Com este estudo, foi possível verificar que os professores desempenham um papel muito importante, não só no processo de ensino aprendizagem, mas também na intervenção junto da família. Os participantes demonstram ter conhecimento sobre o PHDA, no que diz respeito às características bem como às estratégias a utilizar. No quotidiano do seu trabalho com estas crianças, revelaram utilizar metodologias diferentes e diversificadas.