Author(s):
Rodrigues, Ricardo Nuno Agrela
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4635
Origin: Instituto Politécnico de Setúbal
Subject(s): Piano; Playback; Motivação; Autonomia de estudo; Consistência de aprendizagem; prática musical de conjunto; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio
Description
Com este estudo pretendo analisar, conhecer e opinar de que forma a utilização de playbacks instrumentais promove uma aprendizagem do piano mais consistente e motivadora. Para isso, procurei implementar este Projeto Educativo com alguns dos meus alunos de piano, do Gabinete Coordenador de Educação Artística. Utilizei a minha experiência pessoal no ensino do piano, aliada à utilização do acompanhamento de playbacks instrumentais como indutor e fator de motivação para as práticas musicais de conjunto. Para a realização deste trabalho, foram idealizadas 10 sessões, num período compreendido entre Outubro e Dezembro de 2011. Durante as sessões, foram testadas capacidades e motivações dos alunos em estudo com e sem a utilização do acompanhamento do playback instrumental. Para o efeito, foram abordados alguns conteúdos tais como: leitura musical, execução instrumental, compreensão da dinâmica e forma musical, tocar com outros, identificação e assimilação de outros instrumentos musicais, sincronismo com o playback instrumental, e muitos mais. Através desta metodologia, os alunos desenvolveram um conjunto de competências que incluíram a audição, interpretação e execução. Em articulação com as sessões, foram utilizados instrumentos de recolha dados, a partir de notas de campo, registo audiovisual e inquéritos por entrevista aos alunos, professores e encarregados de educação.