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Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos

Author(s): Machado, Helga Filipa Cabeço

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4636

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Avaliação formativa; Processos matemáticos; Feedback; Formative assessment; Mathematical processes; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio


Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Este estudo foi realizado no contexto de um projeto de investigação sobre o desenvolvimento de práticas de avaliação formativa. O seu objetivo é compreender quais os contributos da coavaliação entre pares, através do feedback, no desenvolvimento dos processos matemáticos. A metodologia de investigação seguiu uma abordagem qualitativa e o seu design foi a investigação-ação. As técnicas usadas para a recolha de dados foram a observação-participante, a entrevista, o questionário e a análise documental. Os dados recolhidos foram analisados através de categorias definidas, considerando as perspetivas teóricas referidas na fundamentação e os dados recolhidos. Pode concluir-se que este estudo evidencia a importância do feedback enquanto instrumento de aprendizagem da Matemática, não só para os alunos que avaliam como também para os que são avaliados. O feedback regulador providenciado pelos alunos avaliadores possui pistas orientadoras importantes que permitiram aos seus pares identificar o erro e corrigirem-no de forma autónoma, melhorando o seu desempenho. Com efeito, este processo de coavaliação promove a regulação das aprendizagens, contribui para a evolução dos processos matemáticos e desencadeia o desenvolvimento de competências de autoavaliação e autorregulação nos alunos.

This study was done in a context of an investigation project about the development of practices of formative assessment. Its purpose is to understand the benefits of the co-assessment between students through the feedback results on the development of mathematic processes. The used methodology was qualitative and its design was investigation-action. The data was collected from the observation-participation, interviews, surveys and documents. From these techniques, the collected data were analyzed, based on categories defined and supported by the theoretical framework and the collected data. This study shows the importance of feedback as an instrument of mathematics learning, not only for the students who evaluate, but also for those who are assessed. The regulatory feedback provided by the evaluator students has important clues/guidelines that allowed to its peers to identify the mistake and corrected it in an autonomous way, improving their performance. Indeed, this co-assessment process promotes the regulation of learning, contributes to the development of the mathematical processes and triggers the development of skills of self-assessment and self-regulation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, Jorge; Mendes, Fátima
Contributor(s) Repositório Comum
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