Document details

Narrativas multimodais

Author(s): Paulo, João António Joaquim

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4668

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Narrativa; Multimodal; Sequência; Simultaneidade; Vídeo de animação; Educação artística; Cultura visual; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Narrative; Multimodal; Sequence; Simultaneity; Animation film; Arts education; Visual culture


Description

Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico

Na comunicação de massas contemporânea, as narrativas multimodais ocupam um lugar central. Neste relatório descreve-se uma investigação que aborda uma estratégia pedagógico-didática delineada para desenvolver as competências de alunos do 6º ano de escolaridade, nesta área. A intervenção está centrada nas narrativas multimodais construídas com sequências de imagens quer de simultaneidade, quer temporizadas. Iniciou-se com dois trabalhos direcionados para a identificação dos momentos chave presentes em textos de autor e o seu correspondente registo gráfico. Desenvolveu-se com a exploração de dois brinquedos do universo do pré-cinema, onde se trabalha a noção de temporização de imagens. Terminou com a realização de vídeos pela técnica de stop motion. Cada grupo de alunos criou uma estória, fazendo a sua transposição para o storyboard e para a animação. Em todo o percurso, partiu-se do princípio de que os alunos ao analisar os trabalhos de outros autores, realizam aprendizagens que aplicam nos seus projetos. Neste estudo foi examinada a forma como os alunos selecionaram os momentos chave de uma estória e os representaram noutros medium. Em termos de conclusão, comparam-se as representações destes momentos nos diversos trabalhos, verificando-se uma evolução efetiva dos alunos no âmbito das narrativas multimodais.

The multimodal narrative has a central place in contemporary mass communication. This report details a research that approaches a pedagogical-didactic strategy, created to develop the skills of 6th grade students, in this field. The intervention addressed the multimodal narratives built with both concurrency and timed image sequences. It began with two tasks aimed at identifying the key moments in narrative texts and its correspondent graphic record. It was developed with the exploration of the two pre-cinema universe toys, using the notion of timing images. It concluded by making videos using the technique of stop motion. Each group of students created a story, transfering it into a storyboard and, after that, to the animation. Throughout all process, the basic assumption was that students, when analyzing the work of other authors, acquire skills that they later apply to their own work. In this study it’s examined how students select the key moments of a story and later present it in other medium. As a conclusion, the representation of key moments in the different tasks was compared and it verified that the students effectively perform an evolution to deal with multimodal speeches.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nolasco, Ana
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents