Document details

Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimento

Author(s): Silva, Filipa

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4669

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Leitura oral; Fluência de leitura; Podcast; Web 2.0; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Reading aloud; Reading fluency; Podcast; Web 2.0


Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

O presente estudo insere-se globalmente na temática do desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através do recurso a uma ferramenta da Web 2.0, o podcast. O seu objetivo foi, pois, compreender de que forma a gravação de podcasts por crianças pode influenciar a sua fluência de leitura oral, tendo sido desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este projeto, pretendeu-se criar um ambiente motivador para o desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta, através do recurso às TIC, mais especificamente a uma das ferramentas da Web 2.0 – podcasting – e à participação no concurso dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência – “Conta-nos uma história…” Na fase inicial do projeto, o referido concurso foi apresentado às crianças, bem como desenvolvidas as primeiras noções acerca dos podcasts. Numa segunda etapa, os alunos, em grupo, construíram os contos a partir dos quais realizariam os seus podcasts, reviram e treinaram a sua leitura. Posteriormente, cada grupo gravou o seu conto, de acordo com a divisão das falas, previamente estipulada. A partir da discussão gerada entre os grupos, puderam debater as suas leituras e as dos colegas, ajudando-se mutuamente e selecionando as gravações que fariam parte do produto final. Por fim, realizaram a avaliação do trabalho realizado. No final da implementação deste projeto, foi possível perceber que o trabalho desenvolvido contribuiu para a reflexão dos alunos sobre a leitura oral e que o recurso às ferramentas da Web 2.0, neste caso, ao podcasting, pode constituir-se como um importante motor de aprendizagem e desenvolvimento da fluência da leitura em voz alta pela tomada de consciência dos aspetos associados à mesma – velocidade de leitura, precisão de leitura e entoação.

This study concerns the theme of the development of reading fluency aloud in Elementary School through the use of podcasting, a Web 2.0 tool. Its objective was therefore to understand how the recording of podcasts by children can influence their reading aloud fluency. It was developed with a group of 3.rd graders of Elementary School. This project was intended to create a motivating environment for the development of reading aloud fluency, through the use of ICT, specifically the use of one of the Web 2.0 tools - podcasting - and the participation in a competition spurred by the Ministry of Education and Science- "Conta-nos uma história ..." In the initial phase of the project, said contest was presented to the children as well as developed the first notions about the podcasts. In a second step, the students, in groups, built the tales from which they would construct their podcasts; they revise the texts and trained their reading. Later, each group recorded their story, according to the division of statements previously stipulated. From the discussion generated among groups the students discussed their readings and those of their colleagues, helping each other and selecting the recordings that would be part of the final product. Finally, the students evaluated the work they performed. At the end of the implementation of this project, I was able to conclude that this work contributed to the reflection on the students' oral reading and that the use of Web 2.0 tools, in this case, podcasting, can establish itself as an important learning device and contribute to the development of reading aloud fluency by the awareness of aspects associated with it - speed and accuracy of reading and intonation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, Maria do Rosário; Botelho, Fernanda
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents