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Turismo e transportes: estudo de frota de uma companhia aérea

Author(s): Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira Flor

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4728

Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Subject(s): Companhia aérea de baixo custo; Companhia aérea charter; Companhia aérea regular; Modelo híbrido; Seleção de frota; Turismo e transportes; Charter airline; Hybrid model; Fleet planning; Low cost airline; Tourism and transports; Scheduled airline


Description

Trabalho apresentado à Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, para a obtenção do Título de Especialista em Turismo e Lazer

O transporte aéreo, como reconhecido pelas principais organizações internacionais, tem dado e continuará a dar um contributo importante para o desenvolvimento do turismo. A ligação direta entre transportes e turismo tem, contudo, sido investigada de forma individual pelos transportes e pelo turismo e raramente se dá a combinação entre ambas as realidades. O processo de seleção de frota numa empresa de transporte aéreo, independentemente, do seu modelo de negócio, tem um papel fundamental na estratégia de longo prazo da empresa, seja pelo volume de investimento a realizar, seja pela duração dos contratos a negociar. Mas só com o crescimento das frotas se continuará a assistir ao crescimento do turismo. No entanto, as empresas e organizações turísticas desconhecem, quase sempre, qual o processo que está por detrás da seleção de um novo avião. Numa empresa charter esse processo e inerente risco é ainda mais complexo, face à imprevisibilidade da procura, decorrente do seu modelo de negócio, onde a falta de regularidade na operação pode assumir papel predominante. O objetivo do presente relatório é analisar o processo de incorporação de um novo avião na frota de uma empresa aérea, tendo em consideração o comportamento do mercado e os pressupostos definidos ao nível dos rendimentos e gastos previsionais ao longo da vida do contrato. Ao mesmo tempo, pretende-se sensibilizar os decisores no setor do turismo sobre um novo modo de olhar o negócio de uma companhia aérea para potenciar sinergias futuras em prol do turismo. A necessidade de conjugação de diferentes hipóteses de trabalho, devido à volatilidade da operação – e considerados quer em modelo de negócio aéreo charter quer como companhia regular –, leva, mesmo assim, a que o investimento a empreender tenha de ser muito bem ponderado, face aos riscos associados às alterações de mercado e de rubricas operacionais com impacto direto na exploração.

Air transportation, as recognised by the main international organizations, has given and will continue to give an important contribution for the development of tourism. The direct relation between transports and tourism is being investigated on an individual basis by transports or by tourism and the combination of both realities rarely happens. Fleet planning in an airline, independently of its business model, has a fundamental role in the long term strategy of the company by the volume of investment to carry out or by the duration of the contracts to be negotiate. But tourism will continue to grow only if airline fleet will grow. Nevertheless, touristic companies and organisations do not know the process that is behind the selection of a new aircraft. In a charter airline that process and inherent risk is even more complex due to the umpredictability of demand, resulting from its business model, where the lack of regularity in the operation can have a predominant role. The objective of the present report is to analyse the process of incorporation of a new aircraft in the fleet of an airline, considering the behaviour of the market and the assumptions defined in terms of provisional revenues and costs during the live of a contract. At the same time, it is intended to sensibilize the decision makers of the tourism sector to have a new way of looking to the business of an airline to strength future synergies on behalf of tourism. The necessity of conjunction of diferent working hyphotesis due to the volatility of the operation – and considered in the charter business model as well as schedule airline – brings, even so, that the investment to undertake has to be deeply weight, due to the risks associated with the market alterations and the operational issues with direct impact in the explotation.

Document Type Other
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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