Document details

A perspetiva CTSA (ciências, tecnologia, sociedade e ambiente) para a promoção da literacia científica no 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Abreu, Ana Elisa Pereira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4732

Origin: Escola Superior de Educação João de Deus

Subject(s): Ciências; Tecnologia; Sociedade; Ambiente; Ensino básico 1° ciclo


Description

O presente estudo pretendeu saber se a perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) contribui positivamente para a promoção da literacia científica dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e particularmente, dos alunos do 4.º ano de escolaridade. Estes foram sujeitos a estratégias de ensino diferentes para conteúdos programáticos incluídos no estudo dos tópicos “O contacto entre terra e o mar” e “A qualidade do Ambiente” e uma prática pedagógica que incluía atividades dentro e fora de sala de aula (saídas de campo), para as quais foram elaborados diversos materiais específicos. Para o desenvolvimento do nosso estudo, de natureza qualitativa foram utilizadas como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada (antes e após a intervenção pedagógica), a observação participante e a análise documental, numa perspetiva eminentemente exploratória. O estudo mostrou que a perspetiva CTSA contribui para a promoção de aspetos da literacia científica, uma vez que os resultados obtidos nos provam que os alunos foram adquirindo conhecimentos que lhes permitiram no fim da intervenção pedagógica tomarem decisões informadas sobre a resolução da problemática dos sistemas litorais e relevando, progressivamente, maior domínio em opinar sobre a problemática em estudo. Os resultados mostram que a nossa intervenção pedagógica contribuiu para a aquisição de conhecimentos científicos por parte dos alunos e para a sensibilização dos mesmos para as questões de gestão das zonas costeiras.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents