Document details

O editor de imagens como recurso para desenvolver a literacia visual

Author(s): Candeias, Anabela Baptista

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4768

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Oficina de artes; Editor de imagens; Perceção visual; Dificuldades de aprendizagem; Motivação; Literacia visual; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Atelier d'arts; Éditeur d'images; Perception visuelle; Motivation; Troubles d'apprentissage; Littératie visuelle; Arts' Workshop; Graphics editor; Visual perception; Learning difficulties; Motivation; Visual literacy


Description

O presente trabalho insere-se no domínio de estudo sobre o desenvolvimento da literacia visual através da utilização do editor de Imagens. Considerou-se como população de estudo alunos de 9.º ano integrados numa turma de percurso de currículo alternativo, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos considerados com dificuldades de aprendizagem traduzidas pelo seu insucesso escolar. O objetivo desta investigação procurou identificar os contributos da utilização do editor de imagens para a aquisição/desenvolvimento de competências ao nível da literacia visual. A metodologia de investigação utilizada foi a de investigação-ação. A recolha de dados foi realizada através de observação participante e os dados obtidos por notas de campo, inquéritos e a análise interpretativa dos trabalhos realizados. Contudo e apesar dos resultados apurados indicarem que a utilização de editores de imagens revelarem-se proficientes no desenvolvimento da perceção visual e na motivação, não foram conclusivos quanto ao desenvolvimento da literacia visual. Não obstante, os resultados deste projeto permitem reforçar a ideia da relevância do desenvolvimento futuro de práticas pedagógicas com a articulação das Tecnologias da Informação e Comunicação nas disciplinas de Educação Artística.

Cette étude a été réalisé au 3 ème cycle de l'éducation de base, au cours de l´atelier d´arts et consiste dans l'étude du développement de la littératie visuelle chez les élèves, grâce à l'utilisation de l'éditeur d'images. A la base de cette étude a étè considerée une population de dix élèves âgés entre 16 et 18 ans, de la 3 ème année d´une classe d´études alternatives pour se considerer des élèves qui ont des difficultés d'apprentissage traduites par leur échec à l'école. L’ objectif de cette étude est, à savoir: (I) Identifier les contributions de l'utilisation de l'éditeur d'image pour l'acquisition / le développement des compétences en littératie visuelle. Cette recherche qualitative est menée par les moyens de recherche les plus utilisées qui sont : l’interview oral ou écrit et par l’observation. Les résultats indiquent que l'utilisation des éditeurs d'images sont un outil didactique important pour développer la perception visuelle et la motivation. En ce sens, les résultats de cette étude, encore qu’ exploratoires sur l' utilisation des TICE, signalent leur potentiel pour l’évolution de leur utilisation dans l'éducation artistique.

The current study was carried out having “Oficina de Artes” (Arts’ Workshop) as subject-matter, in a integrated lower and higher secondary school and approaches the development of visual literacy through the use of an image (graphics) editor. As sample for this case study, there were considered 9th grade students aged between 16 and 18 years old, enrolled in the alternative curriculum program due to their learning difficulties. This work aims to identify the contributions of using an image editor as means to the acquisition / development of skills in visual literacy. In the empirical study, the investigation-action methodology was used. Data collection was accomplished through participant observation, using field notes, application of survey questionnaires (consisting of open and closed questions) and document analysis. Although not conclusive regarding to the development of visual literacy, the results obtained indicate that the use of image editors seems to be proficient in the development of visual perception and motivation. Therefore, this exploratory study reinforces the idea of future development of pedagogical practices in articulation with Information and Communication Technologies (ICT) in the disciplines of the Arts.

Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rocha, Margarida
Contributor(s) Candeias, Anabela Baptista
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents