Document details

As TIC como recurso pedagógico no ensino do inglês a crianças com NEE

Author(s): Monteiro, Sofia Isabel Cardoso

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4777

Origin: Escola Superior de Educação João de Deus

Subject(s): Tecnologia da informação; Necessidades educativas especiais; Ensino de uma segunda língua; Inglês


Description

A recente mudança social e cultural e a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino transformaram a vida das pessoas, nomeadamente das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Neste sentido, importa refletir sobre a influência que as TIC têm como recurso pedagógico nas aprendizagens destas crianças com NEE. A revisão da literatura permitiu verificar que as TIC são bastante importantes na melhoria de resultados das crianças com NEE ao nível do Inglês, bem como possibilitou efetuar um ponto de situação sobre a opinião dos professores de Inglês em relação ao uso das TIC na sala de aula com estas crianças e sobre os benefícios que as TIC podem trazer para o desenvolvimento das suas aprendizagens. De igual modo, podemos constatar que as tecnologias estiveram sempre presentes na sala de aula de línguas. Com base neste enquadramento teórico, julgamos relevante conhecer a opinião dos professores de Inglês sobre o efeito que poderá causar a utilização das TIC no ensino do Inglês a crianças com NEE, assim como os fatores que impedem o seu uso e perceber porque é que se deve ensinar Inglês como uma Língua Estrangeira (LE) a estas crianças. Para isso, foi realizado um estudo de investigação com base num questionário destinado a professores de Inglês e em três entrevistas, cuja interpretação dos dados procurou responder à questão de investigação formulada. Através da análise dos dados, podemos afirmar que os professores de Inglês utilizam pouco as TIC com alunos com NEE, apesar de acharem que estas são uma mais valia para a aprendizagem destas crianças. Os resultados também sugerem que a formação na Educação Especial é essencial para se chegar mais perto das necessidades das crianças com NEE, para se poder alcançar o sucesso.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Monteiro, Sofia Isabel Cardoso
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents