Document details

O contributo da expressão e educação físico-motora em crianças com necessidades educativas especiais

Author(s): Azevedo, Sónia Marisa Barros Vieira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/4779

Origin: Escola Superior de Educação João de Deus

Subject(s): Integração escolar; Educação física; Paralisia cerebral


Description

Este trabalho tem como principal objetivo compreender qual é o contributo da Expressão e Educação Físico-Motora no desenvolvimento escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Numa primeira parte, a amostra foi composta por cento e dois professores de vários níveis de ensino e para a obtenção significativa de conclusões, foi utilizado como instrumento de estudo, o inquérito por questionário. Numa segunda parte, e para complementar o objecto de estudo abordou-se particularmente um estudo de caso da inclusão de uma criança portadora de Paralisia Cerebral nas actividades de Expressão e Educação Físico-Motora e efeitos destas no seu processo de ensino aprendizagem. Para tal recorreu-se à entrevista e à observação naturalista de sessões no Jardim de Infância. Os resultados mostram que as atividades de Expressão e Educação Físico-Motora contribuem para o desenvolvimento integral e aproveitamento escolar das crianças com Necessidades Educativas Especiais, concedendo que devem ser praticadas desde o contexto pré-escolar.Também é verificável que os Educadores/Professores, obtêm maior interação com os seus alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais quando planeiam e recorrem as atividades anteriormente referidas, isto permite-nos encaminhar o contexto escolar dos docentes para o foco de discussão de novos referenciais para a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Azevedo, Sónia Marisa Barros Vieira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents