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Trabalho de projeto: Intervenções de Enfermagem na prevenção das infeções associadas aos cuidados de saúde em doentes com catéter vesical.

Author(s): Rodrigues, Pedro

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/5043

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Infeção urinária associada à cateterização vesical; Prevenção; Formação; Bundle; Auditoria; Catheter Associated Urinary Tract Infection (CAUTI); Prevention; Formation; Clinical audit


Description

Trabalho de projeto de Mestrado em Enfermagem Médico -Cirúrgica

O Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC) visa dotar licenciados em Enfermagem de competências profissionais diferenciadas para intervir, suportados na evidência, para o desenvolvimento dos saberes teóricos e práxicos da EMC. No final deste era expectável a aquisição e o aprofundamento das competências de um Mestre, das competências comuns dos Enfermeiros Especialistas e no âmbito de EMC, as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica (EEPSC), definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE). Com este intuito desenvolveu-se um conjunto de estágios, facilitadores de novas aprendizagens de cuidados, numa Comissão de Controlo de Infeção (CCI) e numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCIP) de um Hospital de Lisboa, suportados pelos conteúdos teóricos lecionados nas unidades curriculares. Durante os estágios foi elaborado um Projeto de Intervenção em Serviço (PIS) com o título “Intervenções de Enfermagem na prevenção das infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) em doentes com catéter vesical” e um Projeto de Aprendizagem Clinica (PAC) no sentido de desenvolver as competências específicas do EEPSC. Estes apoiaram-se numa metodologia de projeto que partia da identificação de uma oportunidade/ problema, para a seguir elaborar um mapa descritivo da realidade onde se definiam os problemas quantitativamente e qualitativamente, para posteriormente delinearem-se objetivos e planearem-se intervenções. Os passos seguintes desta metodologia consistiam na execução e a avaliação. Neste contexto surge este relatório que apresenta o trabalho de projeto para dar a conhecer o trabalho desenvolvido com vista a aquisição de competências de Mestre em EMC.

Abstract: The Masters Course in Medical-Surgical Nursing (MSN) aims to equip graduates in Nursing differentiated professional skills to intervene, supported by the evidence for the development of theoretical knowledge and praxis in medical-surgical nursing. At the end of the acquisition was expected and deepening the skills of a master, common skills of specialists nurses and within MSN, the specific skills of the Nurse Specialist at Person in Critical Situation (NSPCS), defined by the Order of Nurses . With this purpose was developed a set of stages, new learning facilitators of care in Infection Control Committee and an Intensive Care Unit of a Lisbon Hospital, supported by the theoretical contents lected in courses . During stages was prepared a Project of Intervention in Service with the title "Nursing Interventions for preventing infections associated with health care in patients with bladder catheter” and a Clinical Learning Project in order to respond to the specific skills NSPCS. These projects relied on a methodology that stemmed from the identification of an opportunity / problem to the following prepare a descriptive map of reality where the problems were defined quantitatively and qualitatively, to be subsequently outlined goals and planned interventions. The next steps of this methodology is the implementation and evaluation. In this context arises that this report presents the design work to publicize the work in order to acquire skills of Master of MSN.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Monteiro, Elsa; Ruivo, Maria Alice
Contributor(s) Repositório Comum
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