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Os jogos tradicionais e os valores associados à memória e à cultura local. A complementaridade da embalagem face ao produto

Author(s): Ribeiro, Joana

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/5468

Origin: Escola Superior de Artes e Design

Subject(s): Jogos; Tradição; Memória; Identidade cultural; Criança; Embalagem


Description

A identidade de uma região ou comunidade reflecte a sua história e os seus valores. A perda da diversidade e especificidade cultural resultante dos fenómenos associados à globalização, nomeadamente de usos e costumes, origina uma uniformização de práticas que tem levado, de forma irreversível, à extinção de micro-culturas regionais e consequentemente do valor das suas peculiaridades tradicionais. Entre as consequências negativas resultantes de uma sociedade amplamente globalizada destacamos a individualização, a uniformização e a afirmação autoritária de valores. Os membros mais jovens das comunidades, mais expostos e permeáveis aos fenómenos de aculturação, crescem de acordo com um sistema standardizado, que acentua a perda da consciência de grupo. No mercado lúdico para a infância, deparamo-nos cada vez mais com propostas homogéneas que não revelam hábitos e vivências locais. Esta realidade fomenta o desaparecimento de práticas e valores culturais que muitas vezes estruturavam e reforçavam a identidade local. Urge pois, inverter a situação, afirmando a riqueza social e cultural de cada povo e de cada região, promovendo e estimulando junto das crianças, grupo etário predisposto para aprender com os mais velhos, a participação, a recuperação da memória local e o sentimento de pertença. O crescimento dos níveis de poluição mundial surge como outra consequência nefasta do processo de globalização. O incremento do desperdício de embalagens reforça a importância da relação entre embalagem e produto - muitas propostas apresentam embalagens com ciclos de vida útil completamente desfasados do ciclo que vida útil dos produtos que contêm. Dada a sua inevitabilidade e o facto de se assumir de forma crescente como um elemento indispensável na esfera de valor de um produto, a embalagem exige uma consideração atenta e transversal. Ao projectar uma embalagem é necessário promover a sustentabilidade através da optimização no uso de materiais e da aproximação do tempo de vida útil da embalagem ao do produto. Assim, a responsabilidade passa, por avaliar todas as dimensões do produto (entre as quais a embalagem) e optimizá-las para que se transformem em mais-valias e mantenham requisitos que a definam como uma solução sustentável.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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