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F.I.T. Marketing - Feel, Interact & Trust: diferentes perfis experienciais nos Health Clubs

Author(s): Marques, Diana

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/5741

Origin: Instituto Português de Administração de Marketing

Subject(s): Marketing experimental; Consumidor


Description

Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing

A crise no sector do fitness não deixa nenhum health club indiferente. Reter clientes está na ordem do dia. Contagiar os consumidores a aderirem a hábitos de vida saudáveis através da prática de exercício físico pode ser um desafio para os health clubs nacionais que, em tempo de crise, enfrentam uma quebra da faturação. Como espaços privilegiados de experiências, os health clubs têm a seu favor o aumento da prática de exercício físico. Impõe-se agora, utilizar a sua vertente mais experiencial de uma forma planeada para encantar os clientes e aumentar as suas taxas de fidelização e lealdade, mas também a captação de novos clientes. Propõe-se neste trabalho uma ferramenta de conhecimento e identificação do perfil experiencial dos clientes de um health club, com base em três dimensões experienciais: Feel, Interact e Trust (FI.T.) que constituem a base do F.I.T. Marketing. Para a produção dos resultados, apoiamo-nos na revisão da literatura mais relevante sobre o tema dos autores Schmitt (2002), Smilansky (2010)e Pine & Gilmore (1999) e na aplicação de um estudo quantitativo em dois health clubs tendo por base a escala de Zarantonello e Schmitt (2010) que nos indica existirem diferentes perfis experienciais de clientes para quem devemos adequar estratégias de comunicação distintas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, Pedro
Contributor(s) Repositório Comum
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