Document details

Dar lugar à criação: abordagem à obra de arte no 2º ciclo do ensino básico

Author(s): Lourenço, Rosa Maria Almeida

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/5886

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Disciplina de educação visual e tecnológica; Pintura contemporânea; Objecto plástico; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Discipline of visual and technological education; Contemporary painting; Plastic object


Description

Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico

Este projecto utiliza uma metodologia de investigação - acção que foi implementado em contexto de sala de aula e pretendeu contribuir para que a prática lectiva na disciplina de Educação Visual e Tecnológica fosse abordada de forma a desenvolver um diálogo com a obra de arte. Esta abordagem procurou dar resposta à questão: Como podem os alunos através do recurso à pintura contemporânea, produzir objectos plásticos com base nas suas vivências? Esta pergunta surge na sequência do Roteiro da Educação Artística – Lisboa/2006 onde se realça que “cada cultura possuí as suas expressões artísticas e as suas práticas culturais específicas” …e ” Qualquer abordagem à Educação Artística deve ter como ponto de partida a cultura a que o educando pertence.” O trabalho desenvolvido junto dos alunos centrou-se na criação de objectos plásticos resultantes das suas vivências pessoais, onde se valorizou não só o resultado obtido, mas todo o processo que os alunos percorreram para lá chegar. Pretende-se saber que estratégias os alunos utilizaram quando confrontados com a criação de um ou vários objectos, que representam “algo” que faz parte da sua vivência/imaginação pessoal. Após a análise/reflexão dos resultados obtidos, através dos diferentes elementos de recolha de dados, pode-se concluir que os alunos estão receptivos a este tipo de experiências de aprendizagem. A observação das obras de arte de pintores contemporâneos portugueses, contribuiu para um aumento da motivação, quer na realização da actividade e desenvolvimento das capacidades de interpretação, quer na percepção de símbolos/significados, que permitiram superar as suas dificuldades. No final, verificou-se que os alunos aumentaram a sua auto confiança e a autonomia face às suas dificuldades de expressão na realização do seu objecto plástico.

This project uses a methodology of research - action that was implemented in the context of the classroom and sought to contribute to the teaching practice in the discipline of Art and Technology was approached to develop a dialogue with the artwork. This approach sought to answer the question: How can students through the use of contemporary painting, produce plastic objects based on their experiences? This question arises following the roadmap of Arts Education - Lisbon/2006 stresses that "each culture has its own artistic expression and its specific cultural practices" ... and "Any approach to Arts Education must take as its starting point from the culture that student belongs to.” The work with the students focused on the creation of plastic objects resulting from their personal experiences, having been valued not only the result, but the whole process that the student took to get there. Wanting to know what strategies students used when confronted with the creation of one or several objects, which represent "something" that is part of their experience/personal imagination. After the analysis/reflection of the results obtained through the different elements of data collection, one can conclude that students are receptive to this type of learning experiences. The observation of art works by contemporary Portuguese painters, contributed to an increased motivation in the pursuit and development of skills of interpretation and perception of symbols and meanings, which enabled them overcome their difficulties, when performed their plastic objects, increasing self confidence and autonomy in relation to their difficulty expressing themselves. In the end, it was found that students increased their self confidence and autonomy in relation to their difficulties in achieving expression of its plastic object.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jesus, Isabel Henriques de
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents