Document details

Representação tridimensional de objectos em superfícies planas: estratégias de representação tridimensional usadas por adolescentes com necessidades educativas especiais

Author(s): Faria, Paula Sofia Gonçalves de

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/5905

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Desenho de observação; Representação da tridimensionalidade; Estratégias de representação; Drawing observation; Tridimensionality representation; Representation strategies


Description

Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica

Este trabalho corresponde ao projecto realizado no âmbito do relatório de Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica e visou, essencialmente, identificar estratégias de representação da terceira dimensão, usadas pelos alunos, com Necessidades Educativas Especiais, em superfícies planas. Para contextualização dos dados desta pesquisa e construção de um alicerce na definição dos critérios de avaliação foram abordados vários autores, que de alguma forma se relacionam com o tema aqui apontado. Decorrente de todo o projecto, foi aplicada a prática do desenho de observação, a exploração e visualização de imagens e o contacto directo com objectos, como forma de transmissão e aquisição de saberes. A metodologia utilizada, correspondeu à investigação-acção, apontando a observação participante estruturada e não estruturada como técnica de recolha de dados. Os instrumentos de recolha de dados corresponderam aos testes, grelhas de observação e notas de campo. No final do projecto foi realizada a análise dos dados recolhidos e feita a triangulação dos mesmos, para avaliação, relativamente à evolução ou não, no que se refere à representação gráfica da tridimensionalidade dos objectos observados, realizados pelos alunos, e para procurar dar resposta à questão inicial.

This work is the result of the project built for the master’s degree in Teaching of Technological and Visual Education and intended, mainly, representation strategies in Third Dimension used by students with Special Educational Needs in flat surfaces. To build this research data and construction of a ground in the Evaluation criteria definition, was used the practice of the drawing of observation, the image exploitation and visualization and the direct contact with objects, as a way of transmission and knowing acquisition. The used method matched the investigation-action, pointing to structured participating observation as a data collecting technic. The collecting data instruments are tests, observation grips and field notes. In the end of the project was made a collected data analysis and it triangulation, for evaluation, related to the existing or not evolution, in what concerns graphic representation of watched objects tridimensionalities, built by students, and have as purpose give answers to the starting question.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rocha, Margarida
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents