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Redes colaborativas na gestão da cadeia de abastecimento: o sector vitivinícola na península de Setúbal

Author(s): Lima, Maria João de Sousa Pereira de

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6094

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Colaboração; Cadeia de abastecimento; Gestão da cadeia de abastecimento; Redes colaborativas; Factores intervenientes; Collaboration; Supply chain; Supply chain management; Collaborative networks; Intervening factors


Description

Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais – Gestão Logística

O aumento da complexidade e da competitividade dos mercados, assim como a imprevisibilidade gerada no actual contexto económico passaram a constituir factores envolventes de acrescida exigência para as empresas. Neste cenário, a colaboração entre empresas formando redes colaborativas assumiu-se como um tema dominante na gestão da cadeia de abastecimento e tem vindo a ser reconhecida como um factor determinante para melhorar a sua força competitiva. Embora os benefícios da colaboração em rede estejam a torná-la num conceito atraente para as empresas, é igualmente reconhecido que esta concepção encontra nas estruturas organizacionais tradicionais uma pluralidade de barreiras, descendentes de uma visão muito departamentalizada e de práticas de gestão focadas internamente, as quais acabam por remeter muitas empresas para uma posição marginal na definição de estratégias alinhadas com práticas colaborativas com empresas parceiras. Pretende-se que o estudo empírico aumente a compreensão sobre o tema da colaboração e apresente evidências sobre a sua prática no sector vitivinícola, evidenciando factores que intervenham na manutenção de relações colaborativas entre as empresas.

The increased complexity and competitiveness of markets and the unpredictability generated in the current economic environment constitute factors that increased the requirements for businesses. In this scenario, collaboration between companies forming collaborative networks was seen as a dominant theme in the management of the supply chain and has been recognized as a key factor for improving its competitive strength. Although the benefits of collaborative networking is becoming an appealing concept for enterprises, it is also recognized that this concept find in traditional organizational structures a plurality of barriers, descended from a very departmentalized vision and management practices focused internally, which leads many companies to a marginal position in defining strategies aligned with collaborative practice with partner companies. It is intended that the empirical study increase the understanding on the topic of collaboration and shows evidence on its practice in the wine sector, highlighting the factors involved in the maintenance of collaborative relationships between firms.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalho, Luísa Margarida Cagica
Contributor(s) Repositório Comum
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