Document details

Stalking como forma de violência nas relações de namoro

Author(s): Ferreira, Joana Patrícia Martins

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6243

Origin: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Subject(s): Violência no namoro; Stalking; Vitimação


Description

Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Psicologia Forense e Criminal

Em Portugal o estudo do stalking é ainda diminuto e, a par disto, tende a ser generalizado pois pretende obter uma visão mais alargada do fenómeno. Por esse motivo o estudo desta forma de vitimação no âmbito das relações de namoro sofre ainda de uma carência.

No âmbito das relações de namoro o stalking é um padrão de comportamentos de assédio persistentes, repetidos e indesejados, que visam a comunicação, contacto, vigilância e monitorização de uma pessoa alvo por parte de um/a stalker (alguém que pretende iniciar uma relação de namoro ou um namoro/ ex-namorado), podendo causar algum tipo de impacto e dano na vítima.

O presente estudo tem como objetivo principal estudar o stalking como forma de violência nas relações de namoro em adolescentes e jovens residentes em Portugal. Isto é, avaliar e analisar a vitimação por stalking no âmbito das relações de namoro, tendo como principais objetivos desocultar o fenómeno e caraterizá-lo. Assim, tem em conta a análise da prevalência, do perfil da vítima e do stalker, da concorrência com outros tipos de violência, das dinâmicas de vitimação (comportamentos, frequência e duração), do impacto na vítima, bem como do medo percecionado e identificar os tipos de apoio ativados pelas vítimas e respetiva utilidade. Para tal, foram utilizados o Inventário de Vitimação por Stalking (IVS - Matos, Grangeia, Ferreira & Azevedo, 2009) e o Inventário de Conflitos nas Relações de Namoro entre Adolescentes (Saavedra, Machado, Martins & Vieira, 2010) numa amostra de 541 adolescentes e jovens, dos quais 69.9% do sexo feminino e 30.1% do sexo masculino, com uma média de idades de 23.15 anos (DP= 3.658), que já tivessem experienciado uma relação de namoro.

Os resultados permitiram confirmar as hipóteses reformuladas, sendo que as principais se prendem com: elevada prevalência de stalking nas relações de namoro; o stalking ocorre muitas vezes em coocorrência com outros tipos de violência; maioritariamente como forma de tentativa de reatar uma relação ou como forma de vingança ou retaliação; os comportamentos considerados não intrusivos ou socialmente aceites são os mais comuns, os quais tendem a perpetrar-se com uma frequência, persistência e duração elevada; os comportamentos tendem a provocar medo apenas em algumas vítimas, contudo mostram ter muito impacto; as vítimas tendem, na sua maioria, a não procurar apoio, mas as que procuram consideram-no frequentemente útil.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Soeiro, Cristina
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents