Document details

Efeito do envelhecimento acelerado em materiais à base de zircónia: resistência flexural bi-axial, difracção de raios X e fluorescência de raios X

Author(s): Laranjeira, Pedro Miguel Freire de Carvalho Pimentel e

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6261

Origin: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Subject(s): Envelhecimento acelerado; Zircónia; XRD; BFT


Description

Em Medicina Dentária, o interesse por restaurações cerâmicas tem sido crescente. As inovações têm sido constantes, tanto nos materiais como nas técnicas. A sua elevada resistência, aliada a uma estética imbativel, estão no centro deste interesse. Os materiais à base de zircónia lideram esta tendência. A sua natureza refractária, estabilidade química, dureza elevada e estética superior, tornam estes materiais muito apelativos para a confecção de restaurações duradouras e estéticas. Este projecto pretendeu caracterizar e avaliar as propriedades mecânicas de três materiais à base de zircónia, antes e após serem submetidos a processos de envelhecimento acelerado.

Dos materiais utilizados neste estudo, dois são óxidos de zircónia estabilizados por Ítria, o material Lava (3M ESPE, St Paul, MN, EUA) e o material IPS e.max® ZirCAD (Ivoclar Vivadent, Schaan, Liechtenstein). O terceiro material é o NanoZr (Matsushita Electric Works Co., Shinbashi, Toquio, Japão), um óxido de zircónia estabilizado por Céria.

Todos os materiais utilizados são comercializados para uso em Medicina Dentária. Os materiais foram submetidos a três tipos de envelhecimento artificial: durante 5 horas a 2 bar e 134ºC; durante 30000 ciclos em solução de saliva artificial, em ciclos de 5ºC e 55ºC; e durante 30000 ciclos em solução de saliva artificial e flúor, em ciclos de 5ºC e 55ºC.

As amostras foram testadas à resistência flexural bi-axial, e avaliadas por difracção de raios-X e fluorescência de raios-X. O envelhecimento acelerado causou aumento significativo de fracção monoclínica nos materiais Y-TZP, não tendo causado alteração significativa no material Ce-TZP. O envelhecimento acelerado não causou alteração da composição elementar dos materiais estudados. O envelhecimento acelerado apenas causou alterações significativas nos valores de resistência flexural bi-axial no material Lava termociclado em Saliva e Flúor.

Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Dentisteria Restauradora e Estética

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Perdigão, Jorge; Fernandes, Braz
Contributor(s) Laranjeira, Pedro Miguel Freire de Carvalho Pimentel e
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents