Document details

Educação patrimonial: uma experiência pedagógica centrada na tecnologia do linho

Author(s): Andrade, Jaime Heliodoro de Caires

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6307

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Educação tecnológica; Tecnologia do linho; Educação patrimonial; Património cultural; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Linen technology; Patrimonial education; Cultural patrimony


Description

Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico

O presente trabalho de investigação baseia-se no desenvolvimento de uma unidade de trabalho de Educação Tecnológica, com uma turma de quinto ano de escolaridade cuja temática se insere na Educação Patrimonial, tendo como pergunta de partida: Como é que a Educação Tecnológica poderá contribuir para a Educação Patrimonial? No desenvolvimento da intervenção com os alunos, foram desenvolvidas várias atividades na tecnologia do linho. A metodologia de investigação utilizada foi a Investigação-Ação, inserindo-se no método qualitativo. As informações foram recolhidas através da observação participante direta e indireta e de entrevistas feitas pelos alunos durante as visitas de estudo. Foram também utilizados registos fotográficos e notas de campo. As conclusões do presente estudo apontam para o potencial da Educação Tecnológica como veículo promotor da promoção/preservação da tecnologia artesanal do linho na região.

The presente research work is based upon the development of a unit of work of Technological Education, whose topic is in Patrimony education, involving a class of fifth year. The question at the outset of the research is: In what way can Technological Education contribute to Patrimonial education? During the course of the work with the pupils, a plethora of activities were developed with the technology of linen. The methodology used was Action Research, within the qualitative method. The data were collected by means of direct and indirect participating observation and interviews made by the pupils during field trips. Photographic registers and notes were also used. The conclusions of the present study suggest the potential underlying Technological Education as a promoter of the promotion / preservation of artisdanal linen technology on the island.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rocha, Margarida
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents