Document details

A porta giratória dos maus tratos às crianças e jovens numa CPCJ

Author(s): Sidrónio, Bernardete Sousa

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6414

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria; Intervenção especializada; Prevenção das reaberturas dos processos; Metodologia de Projeto; CPCJ; Mental Health and Psychiatric Nursing; Specialist Intervention; Preventing reopening cases; Methodology project


Description

O problema das crianças e jovens maltratados, as caraterísticas socioeconómicas das suas famílias e o impacto dos maus-tratos no funcionamento destes indivíduos constituem um dilema mundial. Os maus-tratos fazem parte da história da humanidade, mas se inicialmente a hostilidade contra os mais novos era socialmente aceite, atualmente os esforços das entidades preocupadas com a Infância e Juventude vão no sentido de proteger e promover percursos de vida saudáveis. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: o projeto de intervenção em serviço realizado numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Margem Sul do Tejo e a aquisição das competências como Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica. No presente projeto de intervenção em serviço, que teve por base a metodologia de projeto, procurou-se conhecer as causas que conduziram à reabertura dos processos das crianças/jovens, seguidos numa CPCJ da Margem Sul do Tejo. O diagnóstico de situação suportou-se: na análise documental, nas entrevistas aos técnicos, aos jovens e suas famílias, nos questionários realizados aos mesmos, nas visitas domiciliares para verificação das condições socioeconómicas, da articulação com outras estruturas da comunidade e na aplicação do um instrumento de recolha de dados FMEA. Os focos de intervenção foram dirigidos para os jovens/famílias com processo reaberto por negligência a nível da educação – abandono e absentismo escolar, com especial relevância no âmbito da saúde mental, e para os profissionais que trabalham junto destes (professores). Quanto ao planeamento das intervenções tivemos em consideração cada jovem/família e as suas caraterísticas psicológicas, socioeconómicas e culturais. Em relação ao foco abandono escolar e absentismo foram realizadas sessões de psicoeducação aos jovens/família individualmente, de modo a sensibilizar para a importância da escola e perceber quais as razões que levaram ao seu abandono. As intervenções desenvolvidas durante estes atendimentos tiveram por base o suporte psicológico, de modo a ajudar na diminuição da ansiedade, do medo e do stress. Relativamente a entidade sinalizadora (escolas) que mais, sinalizações realizou à CPCJ, foram desenvolvidas sessões de psicoeducação para os professores (PIEF), com o objetivo de reconhecerem precocemente sintomas e sinais de alteração comportamental e por sua vez realizar encaminhamentos para as autoridades competentes, de modo a prevenirem a ocorrência de psicopatologias. Para avaliar a implementação do projeto foram solicitados no final do ano letivo aos estabelecimentos de ensino os relatórios de assiduidade dos jovens em absentismo escolar e um comprovativo das inscrições dos que se encontravam em abandono escolar, foi também pedido aos professores (PIEF) uma reflexão sobre a importância da sessão realizada. O conhecimento adquirido durante o percurso formativo foi fundamental no reforço de competências e desenvolvimento pessoal e profissional, possibilitando uma intervenção mais precisa em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, na comunidade.

Abstract: The problem of maltreated Children and younger people, the socioeconomics facts of their families and the impact of abuse on the behavior of these individuals, are a global problem. Maltreatment has been a part of the human history, but if this hostility was initially accepted, currently, the efforts of organizations concerned with children and youth, are building pathways to protect and promote healthy lives. This report is divided in two parts: an investigation project occurred at CPCJ and the acquisition of skills as a mental health nurse. The current study was based on a methodology project and the objective, is to know the causes that led to the reopening of cases of children/ youth, previously followed by the Commission on Protection of children and Youth of the south bank of Tejo. This study was based on informal interviews to technicians, the young and their families, data analysis, application of data collection of FMEA, home visits to verify their socioeconomics conditions and based on the coordination with others community facilities. The focus of intervention was directed at young people / families with reopened cases for negligence in education - school absenteeism and dropout, with particular relevance in the context of mental health and for professionals who work with them (teachers). Regarding the planning, we took into account each young people / family and their psychological, socioeconomic and cultural characteristics. In relation to the dropout and absenteeism focus, we performed individual psychoeducation appointments with young people / families in order to raise awareness of the importance of school and realize the reasons that led to the dropout. The interventions developed during these appointments were based in psychological support in order to help decrease anxiety, fear and stress. In the institution (school) with more cases flagged, we developed psycho-education sessions for teachers (of PIEF) with the aim to recognize early signs as behavior changes and symptoms of child abuse and forwarding these cases to competent authorities, to prevent the occurrence of psychopathology. To evaluate the project we asked the attendance reporting of school absenteeism and a certificate of registration of the dropouts at the end of the school year. It was also asked a reflection from the teachers (PIEF) about the psycho-education meeting. The knowledge acquired during the training path was fundamental to enhance skills and personal and professional development, enabling a more precise intervention in Mental Health and psychiatric nursing at the community.

Relatório do Trabalho apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lopes, Joaquim
Contributor(s) Sidrónio, Bernardete Sousa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents