Author(s): Lourenço, Maria Isabel Santos
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6462
Origin: Escola Superior de Educação João de Deus
Subject(s): Necessidades educativas especiais; Família; Escola; Sucesso escolar
Author(s): Lourenço, Maria Isabel Santos
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6462
Origin: Escola Superior de Educação João de Deus
Subject(s): Necessidades educativas especiais; Família; Escola; Sucesso escolar
A escola e a família são contextos importantes no desenvolvimento do educando, assumindo os mesmos um papel de complementaridade/ parceria fundamental para um desenvolvimento integral e harmonioso do aluno. Assim, o presente estudo perspetiva as diferenças e semelhanças entre família e escola, definindo elos de ligação para uma adequada parceria escola/ família, enquanto pilares essenciais na educação de alunos com necessidades educativas especiais, apelando a uma compreensão mútua. Esta mudança surtirá efeitos positivos e significativos se encarada enquanto processo coletivo e partilhado. Inicialmente procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica, a fim de aprofundar e enriquecer saberes acerca da temática em estudo. No enquadramento teórico começámos por abordar a evolução da Educação Especial, das Necessidades Educativas Especiais e da escola. De seguida abordámos a temática da família e a importância do envolvimento da mesma no processo educativo do aluno com NEE. Na componente prática foram definidos os objetivos do estudo e as questões de investigação. Quanto à metodologia foram aplicados inquéritos por questionário a pais e professores, a fim de obter respostas face ao objetivo proposto: importância da parceria escola/família no desenvolvimento do aluno.