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As atividades de enriquecimento curricular como fator de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais:o caso da Escola Básica Integrada da Torreira vs Escola Básica do Monte/UEEA (unidade de ensino estruturado para educação de alunos com perturbações do espectro do autismo)

Author(s): Silva, Adelaide Cristina Amaral da

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6467

Origin: Escola Superior de Educação João de Deus

Subject(s): Necessidades educativas especiais; Integração escolar


Description

Com o presente trabalho de investigação, pretende-se aprofundar o conhecimento relativo à integração/inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs), especificamente na EBI./J.I da Torreira vs Escola Básica do Monte/UEEA (unidade de ensino estruturado para educação de alunos com perturbações do espectro de autismo). Cabe a todos os que trabalham com pessoas com Necessidades Educativas Especiais a promoção de práticas educativas que visem a igualdade/equidade de oportunidades, mediante o recurso a estratégias adequadas e diversificadas que contemplem a otimização das potencialidades máximas destas crianças, com vista a proporcionar-lhes o maior bem estar e qualidade de vida possíveis. O atendimento a estas crianças num contexto inclusivo é o cerne deste trabalho de investigação e tem como objetivo analisar o conhecimento, práticas e perceções dos agentes educativos relativamente às Atividades de Enriquecimento Curricular. Para melhor compreendermos a problemática da inclusão educativa destes alunos nestas escolas, importa conhecer as atitudes evidenciadas pelos intervenientes no seu processo de ensino-aprendizagem, concluindo-se em que medida a predisposição para a aceitação dos mesmos nas AECs e a sua motivação influenciam as atitudes dos sujeitos. Participaram neste estudo 19 agentes educativos através do preenchimento de um inquérito por questionário, sendo que estes professores lecionam atividades de enriquecimento curricular ao primeiro ciclo do ensino básico. Parte-se então da análise e discussão de resultados de questionários aplicados aos docentes, para uma síntese que visa consciencializar toda a comunidade escolar e tutela das reais necessidades das crianças com NEE e sensibilizar para a importância das AECs nas dinâmicas de aprendizagem destes alunos. Neste âmbito, valoriza-se o papel das AECs no desenvolvimento integral de crianças com NEE, destacando-se a sua vertente lúdica, em detrimento da formalidade das atividades curriculares obrigatórias. Tendo por base o pressuposto de que o ponto de partida para qualquer tipo de aprendizagem, formal ou informal, é a motivação e que esta advém da carga emocional que cada indivíduo atribui a uma determinada atividade, é ainda defendida a premissa de que o V envolvimento emocional nas atividades facilita e promove diferentes tipos de aprendizagem. Neste sentido, são apresentadas conclusões que reforçam não só a importância da formação e reflexão no domínio das NEE, mas sobretudo o papel determinante da escola no seu todo no processo de integração/inclusão destes alunos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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