Document details

Concerto encenado em classe de conjunto: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 3º ciclo

Author(s): Estevens, Ana Lopes

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6486

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Concerto encenado; Música de conjunto; Criação; Aprendizagem musical; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Staged concert; Music ensemble; Creation; Music learning


Description

Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

O presente projeto centrou-se na produção de um concerto encenado em contexto de classe de conjunto, no âmbito do ensino especializado de música, e procurou motivar os alunos para a música de conjunto e para a atuação pública, através de processos criativos e potenciadores de aprendizagens musicais e sociais. Desta forma, a discussão teórica aproxima os conceitos do desenvolvimento musical, artístico e social, em processos de criação, audição, interpretação e interação entrepares e com o público, segundo perspetivas de referência, tais como Swanwick, Gordon, Vigotsky, bem como Godinho, Palheiros e Vasconcelos. O projeto realizou-se na Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, Portimão, com uma turma de 7.º ano do ensino especializado de música, envolvendo um conjunto de aprendizagens, experiências e interações ligadas à criação e à interpretação de quatro obras musicais e à encenação de um concerto público. A investigação desenvolvida realça o potencial educativo do processo de construção do concerto encenado. Os principais resultados apontam para uma alteração do próprio conceito de música por parte dos jovens e, também, para uma valorização das atividades de criação em conjunto, que promovem um vasto leque de aprendizagens.

This project was focused on the production of a staged concert in the context of music ensemble, within the specialized music’s teaching, and it seeked to motivate students to music ensemble and public performance through creative processes and enhancers of musical and social learning. Thus, the theoretical discussion approaches the concepts of musical, artistic and social development, in the process of creating, listening, performance and interaction between pairs and with the public, according to reference perspectives, such as Swanwick, Gordon, Vygotsky and Godinho, Palheiros and Vasconcelos. The project took place at Bemposta’s Basic and Secondary School in Portimão, with a group of 7th grade’s students of specialized music’s education, involving several learnings, experiments and interactions related to the creation and interpretation of four musical works and the staging of a public concert. The developed investigation enhances the educational potential of the construction of a staged concert process. The main results lead to a change in the concept of music for young people, and also for an appreciation of creating activities together, promoting a wide range of learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents