Author(s):
Miranda, Mónica Sofia Teixeira dos Reis e Moura
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6488
Origin: Instituto Politécnico de Setúbal
Subject(s): Educação musical; Professor; Aluno; Música pop-rock; Ensino-aprendizagem; Instrumentos de percussão; Instrumentos Orff; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Music education; Teacher; Student; Pop-rock music; Teaching and learning; Percussion instruments; Orff instruments
Description
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Este trabalho é um Projeto Educativo e Investigativo que tem como temática “Música Pop-Rock na sala de aula”. Foi implementado na Escola Básica Barbosa du Bocage em Setúbal numa turma de 2º ciclo, mais precisamente num 6º ano de escolaridade composta por 26 alunos. A partir deste Projeto foi feito um estudo sobre que tipo de aprendizagens artístico-musicais são valorizadas pelas crianças no âmbito da prática musical pop-rock em contexto de aulas de percussão. Este projeto centra-se num trabalho que procura possibilitar em formar na aquisição de conhecimentos de música, sobre música e, através da música contribuir para a motivação e interesse. Defende o ensino da música como contributo para uma educação mais humanizada e integradora, potenciadora do desenvolvimento pessoal e social. Procura-se no presente relatório, descrever o processo educativo e investigativo; analisar e interpretar dados; revelar, de acordo com as limitações do estudo, alterações significativas ao nível das aprendizagens musicais, aprendizagens sociais e situações impeditivas de eficácia; detetar outras perspetivas sobre o Projeto. O objetivo principal do processo investigativo foi examinar que tipo de aprendizagens artístico-musicais foram valorizadas pelas crianças no âmbito da prática musical pop-rock em contexto de aulas de percussão. Durante o período decorrente do projeto de investigação qualitativa, foi necessária a utilização de uma metodologia de investigação-ação com recurso a notas de campo, observação direta e entrevistas aos intervenientes no processo. Em suma, a minha expectativa é que, uma vez consciente do alcance e das implicações desta abordagem relativamente à música pop-rock portuguesa, outros professores, em diversos contextos educativos, possam retirar pontos a serem revistos nas suas próprias práticas pedagógicas, bem como reapropriar as inúmeras propostas de musicalização que surgiram ao longo do século XX e que agora precisam ser revistas com olhares do século XXI.
This work is an Educational and Investigative Project which has as its theme "Music Pop - Rock with percussion instruments ". Was implemented in Barbosa du Bocage School in Setúbal a class of 2nd cycle, more precisely a 6th grade consists of 26 students. With this project a study on what kind of artistic- musical learning are valued by children within the pop -rock musical practice in the context of percussion classes was made. It is a project focused on training in acquiring knowledge of music, about music and through music contribute to the motivation and interest. Defends the teaching of music as a contribution to a more humane and inclusive, potentiating the personal and social development education. It searches in this report, describe the educational and research process, analyze and interpret data; reveal , according to the study's limitations , the significant level of musical learning disorders, social and learning situations impeding efficiency; detect other perspectives on project . The main objective of the research process was to examine what kind of artistic- musical learning were valued by children within the pop -rock musical practice in the context of percussion classes. During the period of the project for qualitative research, using an action-research methodology using the field notes, direct observation and interviews with stakeholders in the process was necessary. In short, my expectation is that, once aware of the scope and implications of this approach to the portuguese pop-rock music, other teachers in different educational contexts, they can draw points to be reviewed in their own teaching practices and reappropriate musicalizacion the numerous proposals that have emerged throughout the twentieth century and now need to be revised looks XXI century.