Author(s): Lona, Isabel Maria Monteiro de Sousa
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6516
Origin: Escola Superior de Educação João de Deus
Subject(s): Necessidades educativas especiais; Integração escolar; Dislexia
Author(s): Lona, Isabel Maria Monteiro de Sousa
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6516
Origin: Escola Superior de Educação João de Deus
Subject(s): Necessidades educativas especiais; Integração escolar; Dislexia
O presente trabalho de investigação centra-se numa problemática real nas nossas escolas, mormente, a dislexia e a atitude dos docentes face à inclusão destes alunos. No sentido de demonstrar os aspetos relevantes desta intervenção foi aplicado como instrumento para a recolha de dados, um inquérito por questionário com perguntas fechadas. Da análise dos dados conclui-se que a maioria dos docentes são favoráveis à inclusão, de alunos com dislexia, nas turmas de ensino regular. As atitudes mais positivas manifestam-se, tendencialmente, nos docentes do sexo feminino, nos professores mais novos e com menos anos de tempo de serviço. Porém, os docentes, na sua grande maioria, não realizaram formação na área da dislexia durante o seu percurso académico, e também não realizaram formação extracurricular.