Document details

Plano de negócios

Author(s): Iria, Tiago José Crespo da Silva

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6545

Origin: Instituto Politécnico de Tomar

Subject(s): Empreendedorismo; Empreendedorismo social; Economia social


Description

O empreendedorismo relata uma relação positiva no crescimento económico, porque movimenta recursos económicos e sociais de modo a transformá-los num negócio lucrativo. Com o passar dos anos, associou-se de forma clara o empreendedorismo a outras áreas, que têm vindo a ser reconhecidas tanto no sector público, como no âmbito social. Este tipo de empresas tem como principal objetivo a criação de um duplo valor, o social e o económico. O empreendedorismo social visa satisfazer alguma necessidade que o sistema de bem-estar social não poderia cumprir e que compreende alguns recursos, tais como, financeiros, humanos e estruturais. As organizações sem fins lucrativos, organizações comunitárias e as organizações de economia social têm uma cultura de gestão diferente, uma vez que se regem pelo princípio da boa-fé, flexibilidade, informalidade e compromisso. Na prossecução da atividade, o economista social, será alguém familiarizado com a restante equipa de trabalho, daí facilmente este tipo de gestão das organizações estar associado ao trabalhofamília, pois muitas vezes a família constitui em boa parte do capital humano da organização. As políticas de recursos humanos e as práticas utilizadas dentro da organização irão influenciar a sua performance. Daí que a gestão participada se torne essencial neste tipo de organizações. Um dos principais objetivos deste trabalho, consistia em descrever as diferentes fases de elaboração de um projeto empresarial, por outro lado pretendia-se verificar se este projeto era viável. As conclusões resultam que ao analisarmos os dados dos orçamentos e estimativas apuradas o mesmo é viável. Apresentando um valor que se pode considerar confortável na optica do investidor. Só assim é possível continuar a investir, melhorando assim a qualidade dos serviços e prestando o melhor tratamento aos clientes.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões, Jorge Manuel Marques
Contributor(s) Iria, Tiago José Crespo da Silva
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents