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Organização e dinamização da biblioteca no jardim de infância

Author(s): Henriques, Helena Isabel Marchão

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6557

Origin: Instituto Politécnico de Portalegre

Subject(s): Educação pré-escolar; organização do ambiente educativo; área da biblioteca no jardim de infância; livro; Literatura Infantil; Preschool education; Educational environment’s organization; Library’s area in Kindergarten; Book; Children’s literature


Description

Este estudo, que sucede o trabalho realizado na Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, teve como propósito reorganizar e dinamizar a biblioteca da sala onde decorreu a nossa intervenção, transformando-a num espaço mais acolhedor e atrativo, onde práticas promotoras de hábitos leitores pudessem acontecer. Partimos para esta tarefa ouvindo as educadoras e as famílias das crianças, sobre práticas e ambientes de promoção da leitura. Escutámos principalmente as crianças sobre as possíveis soluções para o problema, depois de as termos conduzido para a sua descoberta. A metodologia da investigação-ação possibilitou a permanente negociação das tarefas, a avaliação contínua do processo e a reflexão sobre os resultados que iam sendo alcançados, bem como os necessários ajustes das nossas práticas. A corresponsabilização dos intervenientes no processo potencializou a motivação e o envolvimento nas tarefas. Os resultados permitem concluir que o nosso propósito foi conseguido. Ocorreram mudanças significativas no ambiente educativo que proporcionaram um notório crescimento intelectual das crianças. A conceção e a realização do projeto permitiram-nos um maior entendimento da desejável articulação entre a teoria e a prática, entre a prática e a teoria.

This study, that succeeds the work accomplished at the “Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar”, aimed the reorganization and promotion of the room’s library where our intervention took place. We intended its transformation in a more welcoming and attractive place, where some practices that would promote reading habits could happen. We started that task listening to the teachers and children’s families about practices and environments that should promote reading. We especially heard the children about the several possible solutions to this issue, after we conducted them to its discovery. The methodology of action-investigation allowed the constant tasks’ negotiation, the continuous process’ evaluation and the reflection about the results that we were accomplished. It also allowed us as well to make several necessary adjusts to our practices. The intervening’s responsibility in the process maximized motivation and the involvement in the tasks. The results led us to conclude that our gold was achieved. Several significant changes in the educational environment occurred that enabled a remarkable children’s intellectual growth. The conception and realization of this project allowed us a better understanding of the desirable articulation between theory and practice.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Henriques, Helena Isabel Marchão
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