Document details

Palavras que crescem na ponta do lápis. A escrita criativa no 2º ciclo do ensino básico

Author(s): Lopes, Naíde Filipa Meira Honório

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6559

Origin: Instituto Politécnico de Portalegre

Subject(s): Escrita; Criatividade; Escrita Criativa; Aperfeiçoamento de Texto; Writing; Creativity; Creative Writing; Text Improvement


Description

A escrita é um processo complexo que envolve diversas variáveis quer ao nível da ativação das estruturas cognitivas de quem escreve quer na opção por mecanismos discursivos que permitem consolidar a relação do sujeito com o ato de escrever. No que à Escrita Criativa diz respeito, ela já não é, na atualidade, encarada apenas na perspetiva lúdica, meramente com a finalidade de motivar os alunos e desbloquear o seu receio da página em branco. Na verdade, associada a esse prazer, a Escrita Criativa deve igualmente contribuir para o desenvolvimento de competências linguísticas, comunicativas e textuais, mas também estéticas, na medida em que se fomenta a relação estreita com o texto literário, e portanto, com a leitura. Nesta articulação com outros domínios, a relação com a oralidade e a gramática também se reveste de grande produtividade para os alunos assimilarem formas corretas de expressão e de comunicação. O professor deverá portanto adotar a postura de colaborador em todo o processo de escrita criativa e proporcionar em sala de aula atividades enriquecedoras e estimulantes, recorrendo e adaptando diversas estratégias de ensino/aprendizagem que promovam e incentivem o processo redacional. Tendo em vista o desenvolvimento de escrita criativa em contexto educativo, recorremos ao modelo de investigação-ação, de forma participativa, motivadora, envolvendo nas suas técnicas e metodologias o professor/investigador e os alunos. Os dados foram recolhidos durante a nossa Prática de Ensino Supervisionada do 2º Ciclo do Ensino Básico, no decorrer da implementação do projeto de escrita criativa. O projeto de escrita criativa foi elaborado segundo um programa devidamente estruturado e encadeado numa lógica de articulação e sequencialização de atividades cujo tema aglutinador foi a Primavera. Esse projeto tinha como intuito promover o desenvolvimento da Escrita Criativa através de atividades dinâmicas e motivadoras, sobre as quais posteriormente seria feita a partilha, a reflexão e a reformulação/enriquecimento dos produtos elaborados pelos alunos, mas também a revisão textual e o aperfeiçoamento de texto porque só assim entendemos que a escrita criativa poderá contribuir para o crescimento dos alunos enquanto sujeitos escreventes e suscitar neles o prazer de escrever: o prazer lúdico e o intelectual.

Writing is a complex process, which involves diverse variables in the activation of cognitive structures of a person who writes as well as the option in speech mechanisms that allow for a consolidation in the relation between a person and the act of writing. With regards to “Escrita Creativa”, it is not seen just in a playful-pedagogic perspective with the mere objective of motivating students and unlock their fear of a blank page anymore. Actually, associated with that pleasure, “Escrita Creativa” must contribute to the development of communicative, textual and aesthetic language skills as well. It fosters a strict relation with the literary text and, therefore, with the act of reading. In this articulation with other domains, the link with orality and grammar also covers great productivity for students to assimilate correct forms of expression and communication. Thus the teacher should adopt a position of collaboration in the whole creative writing process and provide enriching and stimulating activities. To accomplish this, the teacher should resort to and adopt many teaching/learning strategies to promote and encourage the writing process. In view of the development of creative writing in an educational context, we recur to the investigation-action model in a participatory and motivational form, involving in its techniques and methodologies the teacher/researcher and the students. The data were collected during our Supervisioned Teaching Practice of the 2º Grad of Básic Education, over the course of the creative writing project implementation. The creative writing project was devised following a program that is well structured and bound in a logic of articulation and sequencing of activities, whose uniting factor was Spring. That project aimed at the promotion of a development in Creative Writing by using dynamic and motivational activities, over which would subsequently be made not only a sharing, reflection and reformulation/enrichment of the products work by the students, but also textual revision and improvement. Only then can we understand that creative writing could contribute to the students’ growth while the writing subjects and bring about the pleasure of writing in them: a playful-pedagogic as well as intellectual pleasure.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents