Document details

Turismo de saúde na região de Fátima

Author(s): Rodrigues, Marco Alexandre Oliveira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6566

Origin: Instituto Politécnico de Tomar

Subject(s): Turismo de saúde; Fátima; Cluster; Modelos; Mercados


Description

O Turismo de Saúde encontra-se elencado no Plano Estratégico Nacional de Turismo, como um produto estratégico. Assim, a análise da importância do Setor do Turismo e da Saúde para a economia portuguesa, é fulcral para a possibilidade de se realizar interpretações fidedignas da realidade. Também, esta temática encontra-se em pleno desenvolvimento no contexto sociopolítico e empresarial em Portugal, pelo que se torna um importante tema de investigação sob o ponto de vista da Gestão de Recursos de Saúde. Assim, o objetivo desta dissertação é analisar se a criação do Cluster de Turismo de Saúde para região de Fátima, contribui para o desenvolvimento de sinergias, entre os intervenientes do mercado, de forma a qualificar a Oferta, originando produtos que respondam efetivamente às necessidades dos mercados emissores. É realizado um estudo qualitativo, exploratório, onde a técnica da Entrevista, é o instrumento preponderante de colheita de dados. Esta possibilita ao investigador aceder à informação privilegiada que estes detêm, bem como às suas interpretações e possibilidades de decisão. Desta forma, as evidências facultadas por Gestores-chave da região de Fátima e da área da Clusterização do setor da Saúde em Portugal, permitiram a realização de uma análise SWOT e perceber quais as fases que são necessárias percorrer no sentido de se encontrar estratégias que permitam criar produtos sustentáveis e adaptados às necessidades dos mercados emissores para a região. Concluiu-se que o Fátima pode integrar, como complemento, um produto de Turismo de Saúde, pela sua projeção mundial, capacidade hoteleira instalada, características e potencialidades, mas não ser um destino deste segmento. Também, o desenvolvimento de um Cluster de Turismo de Saúde na Região, permite qualificar a oferta turística, criando sinergias, onde a criação de produtos inovadores e diferenciadores seja desígnio que responda às necessidades dos turistas e comunidade local.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Figueira, Luís Mota; Serrano, Teresa
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents