Document details

Scratch na aprendizagem da matemática

Author(s): Correia, Tânia Filipa Martins

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6568

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Aprendizagem da matemática; Projetos com o Scratch; Polígonos regulares; Conexões matemáticas; Learning of mathematics; Projects with Scratch; Regular polygons; Mathematical connections; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio


Description

Este trabalho apresenta um estudo, realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio III do ano letivo 2013/2014, que se desenvolveu com alunos do 4º ano de escolaridade de uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico. O seu principal objetivo é compreender as potencialidades do Scratch para a aprendizagem da Matemática e os constrangimentos que podem surgir durante a sua utilização na aula. Em particular, pretende-se perceber que ideias e conceitos matemáticos emergem no desenvolvimento de projetos com o Scratch, quais as potencialidades do Scratch para o estabelecimento de conexões matemáticas e que dificuldades surgem em atividades matemáticas que envolvam o Scratch. Trata-se de um estudo que visa compreender o envolvimento dos alunos na utilização de um recurso informático (o Scratch) para trabalhar a área da Matemática. Assim, no enquadramento teórico, procura-se clarificar o que se entende por aprender Matemática hoje e discutir o papel do Scratch no ensino e aprendizagem da Matemática. Em termos metodológicos, o estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa de investigação e no paradigma interpretativo. Os dados foram recolhidos através da observação participante, recolha documental e entrevistas. Os resultados do estudo revelam que a grande maioria dos alunos esteve bastante interessada e envolvida em toda a atividade desenvolvida com o Scratch. Entre as razões para o seu interesse e envolvimento, estão a possibilidade de desenvolverem projetos em que tinham alguma autonomia e a oportunidade de partilharem questões/dúvidas bem como estratégias que utilizaram para as ultrapassar as suas dificuldades. Neste processo, consolidaram conhecimentos e compreenderam noções que ainda não tinham aprendido ou percebido até então. Além disso, vários alunos foram além daquilo que lhes foi solicitado como aconteceu, nomeadamente a propósito da “decoração” dos projetos e quando, na tentativa de programar a construção de alguns polígonos, descobriram como se desenham outros. Quanto às dificuldades experienciadas, houve algumas diferenças. Em geral, as maiores dificuldades foram a seleção dos comandos para a construção, no Scratch, dos dois primeiros polígonos regulares e a elaboração de registos escritos que descrevessem os raciocínios feitos. Estas dificuldades geraram, nalguns casos, uma desmotivação inicial que deixou de existir assim que os alunos começaram a compreender como se faziam as construções e os raciocínios que tinham de utilizar.

This report presents a study carried out under Stage III of the course of the school year 2013/2014, which is developed with a group of 4 th grade of the 1st cycle of elementary education. Its main objective is to understand the potentialities of Scratch for learning mathematics and the constraints that might arise during its use in the classroom. In particular, it aims to understand mathematical concepts and ideas that emerge in developing projects with Scratch, Scratch which potentialities for establishing mathematical connections and difficulties in mathematical activities involving Scratch. This is a study to understand the involvement of students in the use of a computer resource (Scratch) to work the area of mathematics. Thus, the theoretical framework, seek to clarify what is meant by learning mathematics today and discuss the role of Scratch in teaching and learning mathematics. In terms of methodology, the study was based on a qualitative research approach and on the interpretive paradigm. Data were collected through participant observation, interviews and document collection. The study results reveal that the vast majority of students was very interested and involved in any activity developed with Scratch. Among the reasons for their interest and involvement, are the capacity to develop projects where they had some autonomy and the opportunity to share questions/concerns and strategies they used to overcome their difficulties. In this process, the students consolidate knowledge and understand concepts that had not yet been able to realize until then. In addition, several students were beyond what they are asked for. This situation has arisen, in particular, concerning the "decoration" of projects and when, in an attempt to program the construction of some polygons, they figured out how to draw others. Regarding the difficulties experienced, there were some differences. In general, the main difficulties were the selection of commands for the construction in Scratch, of the first two regular polygons and the preparation of written records to describe their reasoning. These difficulties have generated, in some cases, an initial lack of motivation, which no longer exists as soon as the students began to understand how to do the constructions and the arguments they had to use.

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Boavida, Ana Maria; Marques, Maria Teresa Martinho
Contributor(s) Correia, Tânia Filipa Martins
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents