Document details

O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidade

Author(s): Coutinho, Rita Soraia Cananão

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6577

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Alimentação; Momentos da refeição; Interação de qualidade; Cumplicidade; Saber de alteridade; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Feeding; Moments of meals; Quality interaction; Complicity; Know of alterity


Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar

Este projeto tem como finalidade apresentar um trabalho no âmbito dos Momentos da Refeição na Creche e no Jardim-de-Infância. Insere-se no paradigma interpretativo, no campo da Investigação-ação e foi inspirado nas observações que realizei em contexto de estágio no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Os estágios foram realizados em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância ambos supervisionados por educadoras cooperantes, cujas conceções pretendo analisar ao longo deste projeto. Ao longo do trabalho pretendo dar a conhecer a minha própria perspetiva construída através de uma reflexão sistemática e consistente, apoiada fortemente pelo Professor Orientador, por todos os docentes do Mestrado, pelas educadoras cooperantes e respetivas equipas pedagógicas e, sobretudo, pelas crianças que me conduziram e me transmitiram a maioria das respostas. Sabendo que nesta difícil profissão de Educadora de Infância existem poucas respostas feitas e muitas dúvidas, compreendo que são as crianças que, através das suas diferentes formas de comunicarem, nos transmitem as principais respostas para as nossas inquietudes. É isso que pretendo transmitir, ao longo de todo este projeto, onde incluo também a explicitação acerca da metodologia utilizada, as angústias e alegrias vividas e as pequenas vitórias que em tão pouco tempo consegui alcançar.

This project aims to present a work in the ambit of Meal Moments in Daycare and Kindergarten. Is inserted in the interpretive paradigm in the field of Action Research and was inspired by the observations performed in the context of training in the Masters in Preschool Education. Internships were made in the context of Daycare and Kindergarten, both supervised by cooperative teachers, whose conceptions I intend to deconstruct and analyze throughout this project. Throughout the work I intend to make known my own perspective constructed through a systematic and consistent reflection, strongly supported by the Advisor Professor, for all teachers of the Master, by cooperative teachers and respective educational teams, and especially the children that had led and given me most of the answers. Knowing that in this hard profession, of Preschool Teacher, there are few answers and many doubts, I understand that are the children that convey throughout their different forms of communicate, the main answers for our concerns. That’s what I intend to transmit, throughout this project, where I also include an explanation about the Methodology used, anguish and joy lived and little victories that, in short time, I achieved.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinheiro, Augusto
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents