Document details

Relação imagem e texto: um estudo no 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Alcobia, Marta Costa Pico Duarte

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6685

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Desenho infantil; Desenvolvimento gráfico - plástico da criança; Expressão plástica no ensino do 1º ciclo do esnino básico; Meios e materiais de expressão plástica; Narrativa visual e narrativa textual; Relação imagem e texto; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Children's drawing; Graphical development - plastic child; Artistic expression in the teaching of the 1st cycle of basic education; Media and artístic expression materials; Visual narrative and textual narrative; Image and text relationship


Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Este Projeto de investigação, intitulado Relação imagem e texto: um estudo no 1ºCiclo do Ensino Básico foi realizado em contexto sala de aula. Com o intuito de compreender as relações que se estabelecem entre as narrativas textuais e as narrativas visuais que os alunos elaboram, percebendo também, se narrativa visual contribuiu para uma maior concordância entre a imagem e o texto. Ao pensarmos em investigar determinado problema temos que decidir sobre uma metodologia de investigação, e no meu estudo optei pela abordagem qualitativa, tendo como estratégia a investigação-ação. As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a observação participante, as entrevistas semiestruturadas e a análise documental. Os dados recolhidos tiveram como base as atividades realizadas, sendo que foi construída uma tabela para cada atividade que me permitisse identificar se partindo da narrativa visual é mais fácil e perceptível a relação entre o texto e a imagem. Para tal, identifiquei as duas categorias desta investigação, a narrativa visual e textual, mencionando em ambas as subcategorias que me permitiram analisar as aprendizagens e dificuldades dos alunos ao longo do projeto. A análise dos resultados obtidos permitiu-me perceber que a utilização da narrativa visual contribuiu para uma relação mais concertada entre texto e imagem, uma vez que partindo da narrativa visual para a narrativa textual são demonstrados mais aspetos relacionados com a temática. Com efeito, a narrativa visual foi também um auxílio na construção da narrativa textual, pois os alunos ao visualizam as ideias na imagem descrevem-nas no texto, existindo assim uma maior relação entre a imagem e o texto.

This research project, entitled Relation image and text: a study in the 1st cycle of basic education was conducted in the classroom context. In order to understand the relationships that are established between the textual and visual narratives that students elaborate narratives, also realizing if visual narrative contributed to a greater concordance between image and text. Looking forwards to investigate a certain issue we have to decide on a research methodology, and in my study I chose a qualitative approach and a strategy of action inquiry. The techniques used for data collection were participant observation, semi-structured interviews and document analysis. The data collected were based on activities performed and a table was constructed for each activity that allowed me to identify breaking of visual storytelling is more visible and easily understood the relationship between text and image. To this end, the two categories identified in this research, visual and textual narrative, mentioning in both subcategories that enabled me to analyze and learning difficulties of students throughout the project. The results obtained allowed me to realize that the use of visual storytelling contributed to a more concerted relationship between text and image, since leaving the visual narrative to the textual narrative are demonstrated more aspects related to the theme. Indeed, the visual narrative was also an aid in the construction of textual narrative, for students to visualize ideas in the image described in the text, so there is a greater relationship between image and text.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rocha, Margarida
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents