Document details

O Contributo da Gestão das perceções na projecção do poder

Author(s): Martins, Rebeca

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6823

Origin: Academia Militar

Subject(s): Percepções; Poder; Informação; Guerra; Diplomacia


Description

Resumo Esta dissertação, de índole teórica,comprova a importância da Gestão das Percepções na projecção do poder estatal. No quadro teórico é feita uma contextualização da investigação à luz da teoria realista das Relações Internacionais e da crescente importância da Informação como o quarto vector do poder nacional. A Informação é o aspecto central desta dissertação, uma vez que desempenha uma forte influência na forma como as pessoas percepcionam a realidade. A dissertação exemplifica como podem existir diferentes percepções de um mesmo acontecimento, condicionadas pela informação disponível, por aspectos político-sociais dos receptores, mas também pela legitimidade e imagem que determinados Estados transmitem, podendo gerar tensões e conflitos. São explicados alguns métodos de Gestão das Percepções como Operações de Informação, Propaganda, Informação Pública, Diplomacia Pública e são explicados os aspectos a ter em consideração no planeamento, execução e monitorização de campanhas deste teor. É criado então um modelo, onde se definem linhas orientadoras da forma como as Forças Armadas devem contribuir para a Gestão das Percepções. O trabalho finaliza com a análise sobre a evolução do poder de influência dos EUA junto de outros Estados, desde a Guerra Fria até à actualidade e das suas consequências.

Abstract This dissertation, of a theoretical nature, proves the importance of Perception Management in the projection of power of the international actors. The theoretical framework contextualizes this research in the realist theory of international relations and the increasing importance of Information as the fourth vector of national power. Information is the central aspect of this research, since it plays a strong influence on how people perceive reality. The dissertation shows how different perceptions can be created about the same event. These perceptions are influenced by the available information, by political and social aspects of the target audience and also by the legitimacy and image that some countries hold. Some methods of Perceptions Management are explained, (such as Information Operations, Propaganda, Public Information, Public Diplomacy), and the main aspects that shall be taken into account in the planning, the implementation and the monitoring processes. To application of these techniques it is created a model with some guidelines on how the military should contribute to the Perceptions Management. The work ends with the analysis of how the evolution of softpower in the USA has influenced their power abroad, since the Cold War to the present day.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nunes, Paulo
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents