Document details

Comunicação digital organizacional: a perceção dos trabalhadores de uma Autarquia: um estudo de caso

Author(s): Souto, Karen Gregório do

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/6840

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Modernização da Administração Pública; Comunicação Ditigal Organizacional; Tecnologias de Informação e Comunicação; Perceções dos Trabalhadores; Modernization of Public Administration; Organizational Digital Communication; Information and Communication Technologies; Employees’ Perceptions


Description

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Nos últimos anos, a Administração Pública (AP) tem sido palco de grandes e profundas transformações, associadas ao abandono dos modelos de gestão tradicionais fortemente burocráticos e à introdução de sucessivas reformas administrativas, impulsionando as organizações públicas para novos desafios de gestão e práticas organizacionais. Os esforços associados ao processo de modernização da AP têm por base objetivos de inovação, simplificação, desburocratização, eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos, centrando a prioridade na satisfação das necessidades dos cidadãos/utentes. Neste quadro de mudança das organizações públicas, emerge uma nova cultura organizacional, colocando o ênfase nos seguintes fatores essenciais: (a) a criação de cultura orientada para os objetivos; (b) reforço da comunicação organizacional quer interna quer externa e em particular com o recurso às novas tecnologias de informação e comunicação; (c) comprometimento dos trabalhadores, desenvolvendo mecanismos de participação e envolvimento. Colocando o foco na comunicação digital organizacional, salienta-se que no contexto atual em que vivemos, as organizações enfrentam uma nova dinâmica de produção e transmissão de mensagens e informações organizacionais, bem como de construção do quadro de interação com os seus públicos internos e externos, tirando partido das novas tecnologias de informação e comunicação e dos suportes digitais. Garantir a informação e a comunicação adequadas exige o recurso a tecnologias avançadas que suportem desde a recolha, tratamento, disponibilização até à divulgação e partilha de informação. A intranet autárquica surge como um elemento facilitador neste processo. O presente trabalho de investigação teve como objetivo central compreender a perceção dos trabalhadores de uma autarquia sobre a comunicação digital organizacional. No âmbito do quadro da pesquisa exploratória, a opção metodologia foi a de estudo de caso, escolhendo como caso uma autarquia local. Foram mobilizadas múltiplas fontes de informação para recolha de dados, designadamente, a entrevista aos dirigentes com responsabilidade na área de recursos humanos e de modernização e tecnologias de informação, o inquérito por questionário aos trabalhadores, a análise documental e a observação participante. Os resultados obtidos indicam que a perceção dos trabalhadores da organização sobre a comunicação digital organizacional, e em particular sobre a operacionalização dos meios e suportes de comunicação digital, é tendencialmente positiva em relação aos fatores de eficácia dos meios e facilidade no acesso e utilidade do conteúdo informativo, assim como às vantagens associadas a estes suportes.

Abstract: In recent years, the Public Administration has been the scene of great and profound transformations due to the abandon of traditional management models strongly bureaucratic and the introduction of successive administrative reforms, inducing public organizations to new challenges in management and organizational practices. Efforts related to modernization of the Public Administration are based on innovation objectives, simplification, reducing bureaucracy, efficiency, effectiveness and quality of public services, aiming the priority on meeting the needs of the citizens. In this context of change and transformation of public organizations, emerges a new organizational culture, which focused on the following key factors: (a) the creation of oriented culture objectives, (b) strengthening of organizational communication both internal and external, and in particular with the use of new information technologies and communication, (c) workers commitment, developing mechanisms of participation and involvement. Placing the focus on organizational digital communication, we emphasize that in the current context in which we live, organizations face a new dynamic production and transmission of messages and organizational information, as well as building the framework of interaction with their internal and external audiences, taking advantage of new information and communication technologies and digital supports. Ensure the appropriate information and communication requires the use of advanced technologies that support from the collection, processing, dissemination and availability to information sharing. The intranet appears as a facilitator in this process. The main purpose of this work is to understand the employees’ perception of a local public organization on organizational digital communication. To achieve this goal, the methodology chosen was case study, that included the use of multiple sources of information for data collection, namely: interviews of leaders with responsibility in human resources and modernization and information areas, questionnaires to workers, documental analysis and observation. The results indicate that the employees’ perception on organizational digital communication, and in particular the use of digital supports tends to be positive in relation to the effectiveness of the supports and easier access and usability of the information fators, as well as the advantages associated with the use of those supports.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Maria Amélia
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents