Author(s): Ramalhoto, Filomena
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/7068
Origin: Instituto Superior de Novas Profissões
Subject(s): Marketing; Comunicação da Marca; Eventos; Eventos na Comunicação da Marca
Author(s): Ramalhoto, Filomena
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/7068
Origin: Instituto Superior de Novas Profissões
Subject(s): Marketing; Comunicação da Marca; Eventos; Eventos na Comunicação da Marca
O marketing tem vindo a ser desafiado no sentido de estabelecer cada vez mais um tipo de comunicação individual com o consumidor. Kotler (2003), na obra “Marketing de A a Z”, define Marketing como a função empresarial que mede necessidades e desejos e decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir os mercados pensando no cliente e para o cliente. O proliferar de marcas obriga a que as empresas promovam a diferenciação e o apelo ao consumidor/público-alvo de forma simbólica, levando a que a própria evolução do conceito de marketing se traduza no aparecimento da noção de marca (Aaker, 2001). Torna-se necessário desenvolver programas integrados de comunicação que contribuam para a determinação da imagem da marca que se quer forte e facilmente lembrada pelos consumidores. Considerando que os eventos têm vindo a ser destacados no plano de comunicação como uma forma eficaz de comunicar a marca, criando uma imagem positiva e sensações favoráveis da mesma, este trabalho de investigação pretende estudar de que forma o planeamento e escolha do local do evento poderá ser um factor determinante para a criação e comunicação da marca. O trabalho de investigação sobre o tema recorreu à aplicação de um questionário a ser aplicado aos organizadores de eventos no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva para perceber qual a imagem que as empresas têm deste espaço e porque o escolheram para ser o palco do seu evento empresarial.