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A função transportes no Exército Português

Author(s): Fontes, Pedro

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/7174

Origin: Academia Militar

Subject(s): Gestão dos transportes; Transportes Terrestres; Reserva do Exército; Estudo de caso


Description

Das diversas actividades no âmbito da logística podemos encontrar os transportes como uma das funções principais, será esta função logística o objecto da nossa análise. Este trabalho recai na análise da actual gestão dos transportes praticada no Exército, exclusivamente na gestão dos transportes terrestres. Considera-se que os transportes são uma área importante, onde os recursos investidos, sejam humanos ou materiais, não podem ser desperdiçados, pelo contrário, devem ser rentabilizados através de uma gestão adequada. Para se conseguir uma melhoria da actual gestão é necessária uma análise das suas potenciais falhas existentes. Estruturalmente, o Exército dispõe de uma reserva de viaturas pronta a satisfazer as necessidades excepcionais que não possam ser contempladas pelos meios orgânicos ao dispor de uma UEO. Organicamente, a responsabilidade desta reserva está entregue à Repartição de Transportes da Direcção de Material e Transportes (RT/DMT), embora, as viaturas se encontrem fisicamente no Regimento de Transportes (RTransp). Assim, considerou-se que, para uma análise do estado da gestão dos transportes no Exército, seria relevante o estudo do RTransp e da sua relação com a DMT. Das várias fontes salienta-se que os dados recolhidos no parque de viaturas apontam para um média elevada de viaturas com mais de 10 anos, cerca de 57%, que pode traduzir-se em dificuldades na gestão diária da frota e no aumento das despesas com a manutenção, que atinge cerca de 24% do total da despesa. Por outro lado, verifica-se que praticamente não existem ferramentas de gestão que tirem partido da rede informática e da troca de dados, arrastando um procedimento longo e moroso. Para esta análise realizou-se o estudo de caso do RTransp seguindo-se a metodologia recomendada por Robert Yin (2005).

Abstract Among several activities in logistic area we can find the transport as one of the principal functions, it will this logistical function the main purpose of our analysis. This investigation concerns the analysis of the actual transport management in the army, exclusively the land transport management. We consider that the transports are an important area, where the invested resource, humans or materials, cannot be wasted, in contrary, they must be well managed. To succeed an improvement in the actual management an analysis of the potential mistakes is necessary. Structurally, the army has a reserve of vehicles ready to satisfy the exceptional needs who cannot be contemplate by the means available in the unit. Organically, the responsibility of this reserve is on the “Repartição de Transportes da Direcção de Material e Transportes” (RT/DMT), however, the vehicles are located physically in the “Regimento de Transportes” (RTransp). So, we consider that, for a study case of status of the management in the transport in the army, it will be relevant a study of the RTransp and its relation with the DMT. Among the different sources we underline that the data collected in the station car shows that the age of almost all cars is around 10 years, around 57%, what can be translate in difficulties in the daily management of the fleet and in a raise of the expenses with maintenance, that marks 24% of the expenses’ total. In the other hands, we verify that informatics tools which used the internal network and data exchange practically do not exist, putting down a long and boring process. For this analysis we used the case study following the methodology recommended by Robert Yin (2005).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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