Author(s): Carlos Cordeiro Bento, Nuno Filipe Henriques
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/7227
Origin: Instituto Superior de Gestão
Subject(s): Cálculo Financeiro; Discount Cash Flow; Estratégia; Economia; Avaliações
Author(s): Carlos Cordeiro Bento, Nuno Filipe Henriques
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/7227
Origin: Instituto Superior de Gestão
Subject(s): Cálculo Financeiro; Discount Cash Flow; Estratégia; Economia; Avaliações
O valor de uma empresa é determinado mediante a avaliação dos seus ativos. Conhecer este valor e o que o determina são os pré-requisitos para uma decisão inteligente. O presente estudo pretende delinear como é elaborado um processo de avaliação, bem como investigar como, partindo dos mesmos dados contabilísticos e utilizando o mesmo método de avaliação, um grupo de educação constituído por quatro escolas pode apresentar três valores de mercado completamente distintos. Da presente investigação resulta que é possível que não existam erros nas três avaliações uma vez que o método utilizado tem como sustentação a criação de cenários económicos futuros para a empresa e, como tal, é facilmente influenciável quer por fatores diretos da avaliação, quer por fatores externos que podem levar o avaliador por caminhos distintos. Assim, podemos afirmar que poderão contribuir para resultados completamente diferentes entre equipas de avaliação, as incertezas e imprecisões verificadas no método de avaliação a aplicar na estrutura e funcionamento da empresa, assim como os fatores macroeconómicos.