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Responsabilidade Social, Estratégia e Competividade

Author(s): Ribeiro, Rosa

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/7308

Origin: Instituto Superior de Gestão

Subject(s): Responsabilidade Social Empresarial; Sustentabilidade; Ética; Estratégia; Competitividade


Description

Apresentar os principais modelos ligados à Responsabilidade Social Empresarial (RSE), através do seu percurso histórico e de uma abordagem de alguns dos conceitos mais importantes a ela associados constitui o primeiro passo desta investigação. O resultado que se pretendia atingir era perceber qual o impacto das acções de RSE na implementação da estratégia e se aquelas acções através da estratégia permitem, obter ganhos de competitividade. A publicitação do Ranking das 100 Empresas Mais Éticas do Mundo, seleccionadas por desenvolverem as melhores práticas na ética empresarial, responsabilidade social, anticorrupção e sustentabilidade, incluiu no ano de 2012 três empresas Portuguesas sobre as quais fizemos incidir uma investigação exploratória assente num estudo de caso. Referimo-nos à Electricidade de Portugal (EDP), a Portugal Telecom (PT) e a Sonae, que embora ao longo dos anos, já fossem referências na área da RSE, a sua selecção para este ranking, além de lhes conferir uma maior visibilidade, veio também suscitar uma curiosidade acrescida sobre como implementam as suas estratégias de RSE e se estas contribuem para a sua competitividade. Conclui-se que as acções de RSE embora em parte, sejam fruto do ambiente em que cada uma se encontra inserida, ultrapassa as barreiras estritas do cumprimento da lei, das preocupações ambientais e dos princípios éticos, suportando-se a sua estratégia na estratégia da RSE, com um alinhamento entre aquela e esta, tendo em vista assegurar a sua permanência no mercado numa perspectiva de médio longo prazo. Refira-se ainda que quando levadas a cabo através de parcerias com instituições de investigação e de desenvolvimento, surgem ligadas a uma gestão com um planeamento cuidadoso, que é do conhecimento de todos os intervenientes, com objectivos claramente definidos, guiados por critérios de rigor e sujeitos a avaliação regular para a sua inclusão em rankings, indices e relatórios, seguindo modelos de gestão mais eficientes e sustentáveis, e que por essa circunstância também apresentam ganhos de competitividade.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Magalhães, José
Contributor(s) Ribeiro, Rosa
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