Document details

Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno da Guarda Nacional Republicana na Academia Militar

Author(s): Carreiro, João

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/7369

Origin: Academia Militar

Subject(s): Variáveis preditoras académicas; Competências de liderança; Ensino Superior Militar; Cadete Aluno


Description

Este trabalho de investigação identifica as variáveis preditoras académicas para o desenvolvimento de competências de liderança dos Cadetes Alunos da Guarda Nacional Republicana, na Academia Militar. Foi utilizado um inquérito por questionário, previamente validado e aplicado online, com algumas questões de carater sociodemográfico e com 120 questões, associadas a 24 competências de liderança, para medir a perceção de 163 Cadetes e Aspirantes relativamente às mesmas. Com bases nas respostas dadas, criou -se uma base de dados em Microsoft Excel, à qual se acrescentaram as notas obtidas pelos respetivos alunos a todas as Unidades Curriculares ministradas até ao momento, e procedeu-se ao seu tratamento e análise estatística, com recurso ao Statistical Package for Social Sciences. Dos resultados do estudo, identificaram -se diferenças significativas entre a perceção dos alunos em algumas competências de liderança, relativamente ao ano escolar e ao lugar de curso que ocupam . Registaram -se correlações significativas entre algumas competências de liderança e o ano escolar dos alunos, o tipo de Atividade Circum-Escolar praticado, o estatuto civil/militar, o tipo de estabelecimento de ensino secundário frequentado e o lugar de curso ocupado. Assinalaram-se correlações significativas entre algumas competências de l iderança e as médias académicas e a nota da Informação Comportamental dos Aluno . Com o objetivo de procurar uma variável que contribuísse para o desenvolvimento das competências de liderança durante a vida académica na Academia Militar, concluiu-se que a média do Departamento de Línguas Estrangeir as aparece como variável preditora académica a “consideração”, “autoconfiança”, “comunicação assertiva”, “empatia”, “liderança participativa”, “gestão de conflitos e negociação” “reconhecimento e valorização”, e a Informação Comportamental do Aluno como variável preditora académica da “influência/referência”.

Abstract The study undertaken identifies academic predictive variables for the development of leadership skills of the Cadets from the National Republican Guard in the Military Academy. A questionnaire, previously approved and posted online, with some questions about the socio-demographic aspects plus 120 questions associated with 24 leadership competences, was used to measure the perceptions of 163 military students. Based on their responses, it was created a database in Microsoft Excel, to which was added the grades of the respective students to all the subjects taught so far. The data was then treated and statistically analyzed using the Statistical Package for Social Sciences. Significant differences were identified between the perceptions of some leadership skills, not only among different school years but also on students’ positioning in the course . Significant correlations were registered between some leadership competences and the following categories: student’s school year, extra curriculum activities, civil/military status, type of highschool’s facility and course’s place. Also, significant correlations were found between some leadership competences and, not only to academic grades average, but also with the grade obtained in Student’s Behavioral Information. With the purpose of searching for a variable that could contribute positively to the development of leadership competences in the students enrolled in the Military Academy, it can be concluded that the average obtained in the Department of Foreign Languages is, indeed, an academic predicable variable of the skill “consid eration”, “self-esteem”, “assertive communication”, “empathy”, “participative leadership”, “negotiation and conflict management” and “recognition and valorization”. Furthermore, the grade obtained in ICA was an academic variable found to predict results in the competence of “Influence/Reference”.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents