Author(s): Pimenta, Pedro
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/7709
Origin: Instituto Português de Administração de Marketing
Subject(s): Ergonomia; Motivação; Gestão de pessoas; Produtividade
Author(s): Pimenta, Pedro
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/7709
Origin: Instituto Português de Administração de Marketing
Subject(s): Ergonomia; Motivação; Gestão de pessoas; Produtividade
Grande parte do trabalho desenvolvido está, já há cerca de dois anos, a ser estudado e, gradual e pontualmente, a ser implementado em alguns clientes da empresa onde trabalho. Seria extremamente difícil chegar a conclusões qualitativamente aceitáveis, sem nos socorrermos de entidades (personalidades e empresas) altamente cooperantes e se não tivéssemos realizado experiências concretas em organizações que, voluntariamente, se ofereceram para testarmos o estudo. O desenvolvimento do trabalho assenta na seguinte pergunta de partida – Até que ponto as cores influenciam as pessoas e poderão motivá-las na sua actividade profissional? Desta questão inicial resultou a hipótese: as cores e a sua associação racional são factores de motivação que se reflectem, necessariamente, na produtividade das organizações. Nos primeiros capítulos desenvolvemos alguns conceitos teóricos: a fundamentação teórica das cores, a importância da ergonomia, a motivação e factores de motivação, o comportamento humano nas organizações.A parte empírica, apresentada no capítulo “8 - Apresentação e desenvolvimento dos Trabalhos” assenta, principalmente, em métodos de “Investigação por Questionário”, tomando, como corolário, as normas respectivas. São utilizadas técnicas qualitativas e quantitativas. As técnicas qualitativas utilizadas têm por base observações, alterações de espaços físicos, não só através das alterações cromáticas, como de imagens; desenvolve-se, do mesmo modo, um conjunto de entrevistas, as quais, entre outras coisas, servem para definir as diversas formas a considerar na adopção dos critérios das amostragens.